Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9TDMC5
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fernando Antonio Mencarellipt_BR
dc.contributor.advisor-co1Monica Medeiros Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee1Gilberto Iclept_BR
dc.contributor.referee2Mariana de Lima e Munizpt_BR
dc.creatorPriscilla de Queiroz Duartept_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T12:33:18Z-
dc.date.available2019-08-09T12:33:18Z-
dc.date.issued2014-08-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/EBAC-9TDMC5-
dc.description.abstractThis dissertation presents researches about the actor's training, it's objectives, methods and procedures, just as it's possibilities and limits. It's object was the training in the Indian classical dance Orissi at the Italian Teatro Tascabile di Bergamo (TTB), along with the Indian guru Aloka Panikar and at the Brazilian Teatro Diadokai, and this trainings interface with the GDS somatic method of muscular and articular chains, in the professional experience of the researcher. A bibliographic research was made, permeated by sources of the memory's record, by way of a selection of the author's Work Notebooks and Travel Journals, from 1985 until 2014. The interweaving of the theoretical studies on the subject with real-life experiences, has given the possibility to pose the following hypothesis: 1) the training may enhance the expressive capabilities of the actor, through the overcoming of psychophysical limits; 2) the training may compromise the expressive capabilities of the actor, through the violation of psychophysical limits; 3) the awareness of psychophysical limits and capabilities, through somatic methods, may contribute to the actor's training, providing proper self-care; 4) the awareness of psychophysical limits and capabilities, through somatic methods, may not contribute to the actor's training, through excessive self-care. Coming from these hypotheses, there was a possibility to discuss such questions as: what is the objective of the actor's training? Is the body an instrument? What good is the training in Indian dance to western actors? What are the contributions of the somatic methods to the actor's training? Is the body experience? What difference is there between being the body and using the body? The quest for answers to such questions has lead to the settlement of two points of view: the body as an instrument and the body as an experience; the results of the research have revealed the complexity in the settlement of a balance between them, i.e. between art and life. The closing remarks try to contribute to the discussion about the training, bearing in mind these two perspectives: the actor as artist and the actor as human being.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta pesquisa sobre o treinamento do ator, seus objetivos, métodos e procedimentos, bem como suas possibilidades e limites. Seu objeto foi o treinamento em dança clássica indiana Orissi no Teatro Tascabile di Bergamo (TTB) da Itália, com a guru Aloka Panikar (Índia), e no Teatro Diadokai (Brasil), além da interface desse treinamento com o método somático GDS de cadeias musculares e articulares, na experiência profissional da pesquisadora. Realizou-se revisão bibliográfica permeada por fontes de registro de memória, por intermédio de uma seleção dos Cadernos de trabalho e Diários de viagem da autora, dos anos 1985 até 2014. O entrelaçamento de estudos teóricos do objeto com experiências vividas, possibilitou levantar as seguinte hipóteses: 1) o treinamento pode ampliar as capacidades expressivas do ator, pela superação de limites psicofísicos; 2) o treinamento pode comprometer as capacidades expressivas do ator, pela violação de limites psicofísicos; 3) aconscientização de limites e capacidades psicofísicas, por meio de métodos somáticos, pode contribuir para o treinamento do ator, proporcionando-lhe cuidado adequado de si; 4) a conscientização de limites e capacidades psicofísicas, por meio de métodos somáticos, pode desfavorecer o treinamento do ator, por cuidado desmedido de si. A partir dessas hipóteses, foi possível discutir questões como estas: qual o objetivo do treinamento do ator? O corpo é um instrumento? A que serve o treinamento em dança indiana para atores ocidentais? Quais ascontribuições dos métodos somáticos para o treinamento do ator? O corpo é experiência? Qual a diferença entre ser o corpo e usar o corpo? A busca por respostas a tais questões conduziu à definição de dois pontos de vista: o corpo como instrumento e o corpo como experiência. Os resultados da pesquisa revelaram a complexidade no estabelecimento de um equilíbrio entre esses pontos de vista, ou seja, entre arte e vida. Nas considerações finais, busca-se contribuir para a discussão sobre o treinamento, tendo em vista as perspectivas do ator como artista, e como ser humano.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação somáticapt_BR
dc.subjectTreinamento do atorpt_BR
dc.subjectMétodo GDS de cadeias musculares e articularespt_BR
dc.subjectDança clássica indiana Orissipt_BR
dc.subject.otherMovimento (Encenação)pt_BR
dc.subject.otherTeatropt_BR
dc.subject.otherAtores Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherPerformance (Arte)pt_BR
dc.subject.otherDançapt_BR
dc.subject.otherCorpo e mentept_BR
dc.subject.otherDanca classica Indiapt_BR
dc.titleO treinamento do ator: do corpo como instrumento ao corpo como experiênciapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
diserta__o_priscilla_duarte.pdf55.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.