Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4BFR5
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Max Ophuls, mestre de cerimônias: mise en scène reflexiva em La ronde e Lola Montès
Autor(es): Luis Felipe Duarte Flores
primer Tutor: Ana Lucia Menezes de Andrade
primer miembro del tribunal : Cesar Geraldo Guimaraes
Segundo miembro del tribunal: Nisio Antonio Teixeira Ferreira
Resumen: A pesquisa investiga a organização da mise en scène em dois filmes do cineasta alemão Max Ophuls, La ronde (1950) e Lola montès (1955), obras constituídas por discursos reflexivos. A princípio, busca-se aproximar o cineasta de algumas teorias do cinema moderno e de outras manifestações sensíveis, como o teatro, o circo e a estética barroca. A abordagem privilegia elementos ligados à visualidade artística, buscando refletir sobre os seus desdobramentos no meio cinematográfico. A partir disso, as referidas obras são analisadas com enfoque nas suas construções cenográficas. Cada um à sua maneira, os filmes se valem da mise en scène como um dispositivo fundamentalmente reflexivo, capaz de problematizar os limites da imagem e fazer convergir, na superfície da tela, ideias e sensibilidades relacionadas ao mundo e ao cinema modernos.
Abstract: This research investigates the mise en scène organization in two features of German filmmaker Max Ophuls, La ronde (1950) and Lola Montès (1955), which are made of singular reflexive speeches. At first, it tries to put the directors work in relation to some theories of modern cinema and to other artistic manifestations, such as theater, circus orBaroque aesthetics. The approach focuses on those elements related to artistic visuality, in order to think about its influences on the film medium. Based on this, the film analysis focus on scenographic constructions. Each one in its own way, both films make use of the mise en scène as a fundamentally reflexive apparatus, capable of questioning the limits ofimage and to bring together, on screen, ideas and sensibilities related to modern world and cinema.
Asunto: Diretores e produtores de cinema Alemanha
Movimento (Encenação)
Ophuls, Max , 1902-1957
Critica cinematografica
Cinema
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4BFR5
Fecha del documento: 10-jul-2015
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
luis_felipe_duarte_flores_max_ophuls_mestre_de_cerim_nias.pdf10.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.