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dc.contributor.advisor1Sonia Maria de Melo Queirozpt_BR
dc.contributor.referee1Marcos Antonio Alexandrept_BR
dc.contributor.referee2Maria Nazareth Soares Fonsecapt_BR
dc.contributor.referee3Iris Maria da Costa Amânciopt_BR
dc.contributor.referee4Yeda Antonita Pessoa de Castropt_BR
dc.creatorJosiley Francisco de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T16:20:30Z-
dc.date.available2019-08-12T16:20:30Z-
dc.date.issued2012-02-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-8R9H42-
dc.description.resumoA arte oral de contar histórias sempre fez parte da vida humana e, por muito tempo, foi uma atividade essencial das sociedades para garantir a manutenção de memórias e saberes transmitidos no tecido das narrativas. Um dos lugares onde essa arte se faz presente com vigor é a África. As expressões poéticas da tradição oral têm sido apontadas por muitos pesquisadores como traço distintivo das culturas africanas e, como demonstram muitos trabalhos, têm se configurado como importante elemento na própria literatura escrita de muitos autores do continente. Em terras brasileiras, também é possível encontrar a permanência dessa arte verbal oral. A imagem de contadores de histórias que congregam ouvidos, gestos e olhares em torno de sua palavra pode ser encontrada em muitas regiões, especialmente no interior do Brasil. E em meio às várias contribuições africanas na constituição da cultura brasileira, é possível perceber também na tradição oral a presença de vozes da África negra. Essa presença se revela, de boca a ouvido e do verbo à letra, por intermédio de ressonâncias e diálogos entre vozes africanas e brasileiras em narrativas orais que foram registradas em diferentes regiões do Brasil, a partir do final do século XIX. Inscrita em uma arte sempre movente, que promove intensos trânsitos das narrativas por tempos e lugares diversos - afinal, um mesmo conto ou um mesmo tema podem ser encontrados em distintos lugares do mundo -, observa-se que a presença africana nos contos orais é permeada por processos de transcriações e fenômenos transculturais. Assim, essa presença se revela no entrecruzamento de vozes que constitui as próprias expressões da cultura afro-brasileira e pode ser encontrada de diferentes modos nos contos orais: na análise dos personagens ou do enredo das narrativas, no estudo das publicações impressas que se dedicaram ao conto oral, ou na análise da língua portuguesa, que, assim como as próprias narrativas orais, apresenta-se como um elemento de inscrições e contatos de culturas diversas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÁfricapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectcultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectperformancept_BR
dc.subjectconto oralpt_BR
dc.subjectarte verbal oralpt_BR
dc.subjectmemóriapt_BR
dc.subject.otherLiteratura folclórica Brasilpt_BR
dc.subject.otherHistória oralpt_BR
dc.subject.otherTradição oralpt_BR
dc.subject.otherContos folclóricos brasileirospt_BR
dc.subject.otherOralidadept_BR
dc.subject.otherNegros na literaturapt_BR
dc.titleDo canto da voz ao batuque da letra: a presença africana em narrativas orais inscritas no Brasilpt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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