Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/ECID-7NSHZ4
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Helena Maria Tarchi Crivellaript_BR
dc.contributor.referee1Maria Aparecida Mourapt_BR
dc.contributor.referee2Isis Paimpt_BR
dc.creatorRafaela de Paula Amaralpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T03:15:53Z-
dc.date.available2019-08-10T03:15:53Z-
dc.date.issued2008-08-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECID-7NSHZ4-
dc.description.abstractThe present thesis inquires into public policies of digital inclusion developed in the public spaces of information known as cultural centers. Accordingly, we sought to identify such cultural centers established in Belo Horizonte, the next step being the analysis of their inclusion policies.Our chief aim was an analysis of policies and practices of digital inclusion deployed at the cultural centers of the municipality of Belo Horizonte. Our research pointed out the existence, there, of public policies of digital inclusion, though still incipient. Actions are also carried out, based on the idea of digital inclusion, though without due consolidation of digital literacy of the users of those cultural centers, together with lack of information literacy competences through the use of computers. The cultural centers, as yet, provide only access to the machines; even so, it is still insufficient, owing to lack of technical support and personnel training.We realize that this study can contribute, though in a limited way, to theunderstanding and systematization of concepts such as information literacy and competence, promoting their dissemination, as well as their being applied to the realities of the cultural centers, thus being able to contribute to the technological fluency of their users.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação investiga as políticas públicas de inclusão digital que acontecem nos espaços públicos de informação denominados centros culturais. Para tanto se buscou identificar os centros culturais de Belo Horizonte para, posteriormente, analisar as suas políticas públicas de inclusão. A investigação realizada, que tinha como principal objetivo analisar as políticas e práticas de inclusão digital implantadas nos centros de cultura da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, demonstrou que as políticas públicas de inclusão digital existem, mas ainda são incipientes nesses locais e que também existem ações desenvolvidas que são pautadas na idéia de inclusão digital e, por isso, não há a consolidação do letramento digital dos usuários dos centros culturais, assim como não há a formação de competências informacionais a partir da utilização de computadores.Os centros culturais, por enquanto, só proporcionam o acesso às máquinas e mesmo assim, ainda é um acesso insuficiente no qual faltam suporte técnico e treinamento de pessoal. Considera-se que o estudo realizado possa vir a contribuir, ainda que de forma restrita, para o conhecimento e a sistematização de conceitos como letramento ecompetência informacional, fazendo com que eles sejam difundidos e aplicados às realidades dos centros culturais e dessa forma possam contribuir para a fluência tecnológica de seus usuários.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subject.otherInclusão digitalpt_BR
dc.subject.otherPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.titlePolíticas públicas de inclusão digital: estudos de caso em centros de cultura da Prefeitura Municipal de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__op_sbanca2.pdf12.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.