Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ECID-7V4PFH
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ricardo Rodrigues Barbosapt_BR
dc.contributor.referee1Jorge Tadeu de Ramos Nevespt_BR
dc.contributor.referee2Adelaide Maria Coelho Baêtapt_BR
dc.creatorMario Lucio Caixetapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T12:51:56Z-
dc.date.available2019-08-14T12:51:56Z-
dc.date.issued2009-03-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECID-7V4PFH-
dc.description.abstractThe organizations build decisions, aiming to success, development and adaptation to conditions imposed by the external environment competitive. Informational tools used by managers in its decisions, particularly in innovation is supported, generally, by in informational environment, unfolded in their various sources of information, knowledgeorganizational (tacit or explicit) and their personal experience, good sense, intuition. The study was to investigate the role of information and knowledge in the process, and exploration of the fundamental concepts such as informational environment, sources of information, knowledge and dialectic organizational, knowledge synthesis, intuition and otherbasics analysis of such behavior. The field research brought important elements for understanding the use and importance of sources of information and knowledge individual and collective evaluated managers interviewed. The field survey obeys the methodological procedures recommended by the technique of critical incidents and other recommendations for the study of phenomena this nature. The results revealed instances of behavior informational which were classified within the Schumpeters vision of innovation, allowing an advance for the improvement of the two models proposed toward the understanding of how the role of information and knowledge in this decision making specific.pt_BR
dc.description.resumoAs organizações constroem decisões, objetivando o sucesso, desenvolvimento e adaptação às condições impostas pelo ambiente externo competitivo. As ferramentas informacionais utilizadas pelos gerentes em suas decisões, especialmente em inovações, apóiam-se,geralmente, no ambiente informacional, desdobrado em suas diversas fontes de informação, conhecimentos organizacionais (tácitos ou explícitos) e pessoais (experiência, bom senso, intuição). O estudo teve como objetivo investigar o papel da informação e do conhecimentono processo. Explorou-se conceitos fundamentais como ambiente informacional, fontes de informação, conhecimento e dialética organizacional, conhecimento síntese, intuição e outros que embasaram a análise sobre tais comportamentos. A pesquisa de campo trouxe elementos importantes para a compreensão do uso e importância das fontes de informação e do conhecimento individual e coletivo avaliados pelos gerentes entrevistados, envolvendo 14 empresas e igual número de decisões sobre inovação, a partir dos respectivos depoimentos deseus gerentes. O levantamento de campo obedeceu aos procedimentos metodológicos preconizados pela técnica de incidentes críticos e outras recomendações para o estudo de fenômenos desta natureza. Os resultados revelaram casos de comportamentos informacionais que foram classificados dentro da visão schumpeteriana de inovação, possibilitando um avanço para o aperfeiçoamento dos dois modelos propostos em direção à compreensão de como se dá o papel da informação e do conhecimento dentro deste específico processodecisório.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectComportamento informacionalpt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectAPL Arranjos Produtivos Localpt_BR
dc.subjectCompartilhamento de conhecimentopt_BR
dc.subjectPequenas e Médias Empresaspt_BR
dc.subjectConhecimento organizacionalpt_BR
dc.subject.otherPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subject.otherFontes de informaçãopt_BR
dc.subject.otherProcesso decisoriopt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.titleProcessos e comportamentos informacionais em decisões de inovação: o caso do Arranjo Produtivo Local de Nova Serranapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissert_mario_lucio_caixeta.pdf3.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.