Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECID-7XWNGR
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Aparecida Mourapt_BR
dc.contributor.referee1Nisio Antonio Teixeira Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee2Carlos Alberto Avila Araujopt_BR
dc.contributor.referee3Maria Guiomar da Cunha Frotapt_BR
dc.creatorCynthia Parreira Zanirattipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T06:20:40Z-
dc.date.available2019-08-10T06:20:40Z-
dc.date.issued2009-11-10pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECID-7XWNGR-
dc.description.abstractGlobalization intensified the American cinema major distribution companies hegemony into a point where they interfere at practically every local market in the world, including Brazil. Brazilian cinema industry has produced a lot of movies lately, but they get stuck without any distribution. Thus, Brazilian films distribution faces two problems: the concentration of a few movie theaters in few big cities and the domination of Hollywood films on these theaters. This research identifies, describes and analyses two alternative models for the distribution of Brazilian films the company MovieMobz and the project Programadora Brazil-, seeing them as socialnetworks. The goal of the research is to understand the potential of these two initiatives of increasing the access to Brazilian cinema. In the globalized context, there is an emphasis on the social networks, as they materialize, improve and democratize the information in the form of flows shared among social subjects, be it in the way of movies, messages or songs. A new configuration of the social networks can induce a transformation in the film distribution scenario. They are the theory andthe methodology behind this work. This modification on social networks can be observed in the research objects here analyzed since they change the choice dynamic, giving the audience more power over what to see. These initiatives demonstrate they are capable of increasing the access to Brazilian films, but they are not enough to alter the problematic context in which the Brazilian cinemas distribution is in. For that, a joint effort from cinema professionals, audience and public policies for culture isnecessary.pt_BR
dc.description.resumoA globalização intensificou a hegemonia mundial das majors, grandes distribuidoras do cinema estadunidense, a ponto de interferir em praticamente todos os mercados locais do mundo, inclusive no Brasil. O cinema brasileiro tem se caracterizado por uma grande produção de filmes, mas a distribuição dessas obras é o gargalo desta indústria. A distribuição do cinema brasileiro enfrenta dois problemas principais: aconcentração de salas de cinema em poucos municípios e o domínio do filme estadunidense na grade de programação dessas salas. A presente pesquisa identifica, sistematiza e analisa dois modelos alternativos de distribuição de filmes brasileiros - a empresa MovieMobz e o projeto Programadora Brasil enxergando-os como redes sociais. O objetivo desta pesquisa é compreender o potencial destas duas iniciativas no aumento da acessibilidade ao cinema nacional. No contexto globalizado, destacamse as redes sociais, que materializam, aprimoram e democratizam a informação em forma de fluxos compartilhados entre sujeitos sociais de interesses comuns, seja elaconcretizada em filmes, mensagens ou músicas. Elas são o referencial teórico e a metodologia do presente trabalho. A nova configuração das redes sociais na contemporaneidade pode desvelar uma transformação no cenário da distribuição cinematográfica. Essa modificação pode ser observada nos objetos de pesquisa aqui analisados a partir do momento em que eles determinam uma mudança na dinâmica da escolha, dando maior poder de decisão ao público sobre o que quer ver. Essas iniciativas se demonstram capazes de aumentar o acesso ao filme brasileiro, mas ainda não são suficientes para reverter o quadro problemático enfrentado pela distribuição do cinema nacional. Para isso, faz-se necessário um esforço conjunto dos profissionais da área cinematográfica, dos espectadores e também do governo brasileiro, por meio das políticas públicas para a cultura.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinema Brasileiropt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectRedes Sociaispt_BR
dc.subjectDistribuição de Cinemapt_BR
dc.subject.otherCinema Distribuiçãopt_BR
dc.subject.otherGlobalizaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherRedes de relações sociaispt_BR
dc.titleInformação, fluxos e filmes: as redes sociais e a distribuição do cinema brasileiropt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_final_nova_versao.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.