Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-6Y7JJJ
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Disfonia e condições de trabalho das professoras da rede municipal de ensino de Belo Horizonte
Authors: Adriane Mesquita de Medeiros
First Advisor: Ada Avila Assuncao
First Co-advisor: Sandhi Maria Barreto
First Referee: FERNANDO MARTINS CARVALHO
Second Referee: Ana Cristina Cortes Gama
Abstract: A disfonia é um distúrbio de voz que atinge vários grupos ocupacionais, entre eles os professores. Alguns estudos encontraram um aumento do risco de relato de sintoma vocal entre os professores quando comparado com outros grupos ocupacionais, e também,quando comparado com a população geral. São recentes os estudos que examinam as questões relativas ao processo de trabalho docente e os efeitos sobre a saúde, e às relações inerentes às condições que esse trabalho ocorre. Esta pesquisa combina um estudo do perfil de professores afastados do trabalho por problemas de voz a um inquérito de morbidade vocal. Objetivos: Conhecer o perfil dos professores em readaptação funcional definitiva por disfonia, determinar a prevalência e fatores associados à disfonia em professoras do ensino públicofundamental diurno e a associação com fatores relacionados ao trabalho docente. Materiais e Métodos: Na fase exploratória, foi realizado estudo descritivo de dados secundários, entre janeiro/1996 e maio/2004, referentes ao perfil sócio-demográfico-ocupacional de professores em readaptação por disfonia, registrados na Gerência de Saúde do Servidor e Perícia Médica (GSPM), na Gerência de Planejamento Escolar (GPE) e na Gerência de Pessoal (GP) daPrefeitura Municipal de Belo Horizonte. Paralelamente, foi realizado estudo transversal em amostra aleatória das escolas de nove regionais do município entre maio/2004 e julho/2005. As escolas elegíveis tiveram no mínimo 80% dos questionários respondidos. Participaram doestudo 2.103 professoras do ensino fundamental diurno de 83 escolas. A coleta de dados foi feita por meio de questionário auto-aplicado contendo questões sociodemográficas, de saúde geral e mental (GHQ-12), ambiente e organização do trabalho e aspectos relacionados à voz. A análise dos fatores associados à variável dependente (disfonia ausente, possível e provável) foi realizada em três etapas utilizando-se a regressão logística multinomial, tendo como categoria de referência a ausência de disfonia. Resultados: O número de readaptados pordisfonia foi de 164 professores e o sexo feminino compõe 98% da amostra. Os nódulos de pregas vocais foram responsáveis por 32,5% dos casos. O inquérito transversal evidenciou 33% das professoras sem sintomas vocais, 15% com disfonia provável e 52% foramconsideradas com disfonia possível. A disfonia provável mostrou-se associada à precárias condições de trabalho, aspectos relacionados à saúde geral e comprometimento no desempenho profissional. Conclusão: Os resultados apresentados nos dois artigos colocam em evidência a importância da disfonia tanto entre as professoras incapacitadas de desempenhar a docência, quanto entre àquelas que se encontram atuantes em sala de aula. Os dados obtidos indicam a complexidade do adoecimento vocal em professoras e a necessidadede implementar novas investigações visando compreender melhor os fatores associados para subsidiar melhorias nas condições ambientais e organizacionais de trabalho.
Abstract: Introduction: Voice disorder affects several occupational groups. Some studies have found higher risk of vocal symptom reports among teachers when compared to other occupational groups as well as to the general population. Studies focusing on issues related to the process of the teaching profession, their effects on teachers health and the possible associations with their working conditions are recent. This research combines a study of the profile of teachers on leave due to voice problems with an inquiry on the referred vocal morbidity. Objectives:To learn about the profile of teachers under definitive functional readaptation due to voice disorders, to determine prevalence and factors associated to voice disorders in day-shift public primary school teachers and the association with factors related to the teaching profession.Materials and Methods: Between January/1996 and May/2004, a descriptive study of secondary data was developed referring to the socio-demographic-occupational profile of teachers in readaptation due to voice disorder registered at the Gerência de Saúde do Servidore Perícia Médica GSPM ((Public Servant Health Management and Medical Examination), at the Gerência de Planejamento Escolar GPE (School Planning Management) and at Gerência de Pessoal GP (Personnel Management Department) of the Municipal City Hall of BeloHorizonte. At the same time, a transversal study was carried out on a random sample of schools in the citys nine regions between May/2004 and July/2005. The eligible schools had at least 80% of the questionnaires responded. 2,103 day-shift female teachers of 83 primaryschools took part in the study. Data collection was performed by means of a self-applied questionnaire containing questions on socio-demographic issues, general and mental health(GHQ-12), working environment and organization and aspects related to voice. The analysis of factors associated to the dependent variable (absent, possible and probable voice disorder) was carried out in three steps using multinomial logistic regression, having as referencecategory the absence of voice disorder. Results: The number of subjects readapted for voice disorder was 164 teachers and the female sex was 98% of the sample. Nodules in the vocal folds were responsible for 32.5% of the cases. Epidemiological inquiry showed 33% of female teachers with no vocal symptom, 15% with probable voice disorder and 52% with possible voice disorder. Probable voice disorder was shown to be associated to poor working conditions, to aspects related to general health and to jeopardy in the professional performance. Conclusion: The results shown in both articles point out the magnitude of voice disorder among female teachers unable to perform their teaching duties as well as among those who are active in the classroom. The obtained data indicate the complexity of the teachers vocal disease and the need to implement new investigations aiming at a better understanding of the associated factors in order to favor improvements in the environmentaland organizational working conditions.
Subject: Distúrbios da voz
Inquéritos de morbidade
Saúde ocupacional
Condições de trabalho
Governo local
Estudos transversais
Fatores de risco
Absenteísmo
Educação primária e secundária
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-6Y7JJJ
Issue Date: 15-Mar-2006
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adriane_mesquita_de_medeiros.pdf528.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.