Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-7YZGL5
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Perfil cognitivo aos sete anos de idade de crianças nascidas prematurase com peso inferior a 1.500 gramas
Autor(es): Alexandre Ferreira Campos
Primeiro Orientador: Regina Helena Caldas de Amorim
Primeiro Coorientador: Leandro Fernandes Malloy Diniz
Primeiro membro da banca : Livia de Castro Magalhaes
Segundo membro da banca: Claudia Cardoso Martins
Resumo: Objetivo: Conhecer o desempenho cognitivo, aos sete anos de idade, de crianças nascidas prematuras no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC/UFMG), com idade gestacional até 34 semanas e peso ao nascimento inferior a 1500 gramas, adequado à idade gestacional. Essas crianças tiveram seguimento longitudinal interdisciplinar no Ambulatório da Criança de Risco (ACRIAR), e apresentavam inteligência e exame neurológico normais aos sete anos. Métodos: Participaram do estudo 44 crianças com sete anos de idade, das quais 22 nascidas prematuras no HC/UFMG e acompanhadas no ACRIAR. As outras crianças que constituíram o grupo controle foram selecionadas para o pareamento porque apresentam nível socioeconômico semelhante às do ACRIAR, nasceram a termo, com peso adequado à idade gestacional, sem intercorrências neonatais e tinham desenvolvimento típico de acordo com os pais e professores. As crianças do grupo controle foram recrutadas numa escola pública e pareadas por idade, sexo e escolaridade com as do ACRIAR. O desempenho cognitivo dascrianças dos dois grupos foi analisado por testes neuropsicológicos que avaliaram a inteligência (Escala Wechsler de Inteligência para Crianças); a memória episódica (Teste de Aprendizagem Auditivo-verbal de Rey e Teste da Figura Complexa de Rey); e as funções executivas (Testes de Fluência Verbal, Teste da Torre de Londres e Teste Wisconsin de Classificação de Cartas). Dentre as crianças nascidas prematuras, 20 foram avaliadas pelo Exame Neurológico Evolutivo Lèfevre. O teste não-paramétrico Mann-Whitney U foi utilizado para comparação dos resultados dos testes neuropsicológicos entre os grupos. Para examinar a associação entre a avaliação neuropsicológica e as provas do Exame Neurológico Evolutivo foi empregado o coeficiente de correlação de Sperman. Resultados: As crianças nascidas prematuras tiveram quociente de inteligência dentro da média para a idade, porém inferior ao das crianças nascidas a termo. Apresentaramdesempenho inferior, com significância estatística, nas medidas de inteligência (QI Total, QI Verbal, QI Execução, Compreensão Verbal e Velocidade de Processamento) e de planejamento, esta última relativa às funções executivas. As dificuldades foram mais acentuadas nos aspectos verbais e na velocidade de processamento. Não foram detectadas diferenças significativas na memória episódica e nem nos testes que avaliam os demais componentes das funções executivas. Apesar do exame neurológico tradicional normal, apenas 20% das crianças nascidas prematuras realizaram todas as provas do ExameNeurológico Evolutivo. Conclusão: Os dados dessa pesquisa apontam para o valor de avaliações cognitivas específicas em crianças nascidas prematuras, ainda que aparentemente normais nos primeirosanos de vida. Essa população necessita ser acompanhada, pelo menos até a idade escolar, em programas de seguimento longitudinal multidisciplinar. Isso ajudaria na identificação precoce de desvios de desenvolvimento e na instituição de intervenções terapêuticas precoces. O perfil neurológico de desenvolvimento, obtido pelo Exame Neurológico Evolutivo pode auxiliar na detecção de crianças com dificuldades que devem ser mais bem investigadas por testes neuropsicológicos. Espera-se que os dados deste estudo sirvam para alertar os profissionais de saúde e educação quanto às repercussões tardias que as crianças prematuras e com baixo peso podem apresentar.
Abstract: Objective: To know the cognitive development, at the age of seven, of preterm children born at the Hospital das Clínicas of the Federal University of Minas Gerais (HC/UFMG), with gestational age up to 34 weeks and weight at birth below 1500 grams, adequate to thegestational age. The children were longitudinally followed in an interdisciplinary approach at the High-Risk Children Outpatient Clinic ACRIAR and had normal intelligence and neurological exams at the age of seven. Methods: Forty-four children, aged seven, took part in the study, out of which 22 were preterm, born at the HC/UFMG and followed at ACRIAR. The other children, the control group, were selected due to their similar socioeconomic level, and were born at full term with weight adequate to the gestational age, without neonatal complications and had typical development according to parents and teachers. Children of the control group were recruited from a public school and paired with those from ACRIAR regarding sex, age, and schooling level . The cognitive development of children of both groups was analyzed byneuropsychological tests that assessed intelligence (Wechsler Intelligence Scale for Children-III); episodic memory (Reys Auditory-Verbal Learning Test and Complex Figure Test); andexecutive functions (Verbal Fluency Test, Tower of London Test, Wisconsin Card Sorting Test). Out of the 22 preterm children, 20 were assessed by the Lefèvre evolutive neurological exam. Mann-Whitney Us non-parametric test was used for comparing the neuropsychological test results between groups. Spearmans correlation coefficient was usedto examine the association between the neuropsychological evaluation and the evolutive neurological exam. Results: Children born preterm had IQ within the average for the age, but lower than the children born at full term. They performed worse, with statistical significance, in intelligencemeasurements (Total IQ, verbal IQ, execution IQ, verbal comprehension and processing speed) and planning, which are related to executive functions. The most pronounced differences were in verbal aspects and processing speed. There were no significant differences in episodic memory or other components of executive functions. Despite the normalneurologic exam, only 20% of the children born preterm performed all the exams of the evolutive neurological exam. Conclusion: This study highlights the value of specific cognitive evaluations in pretermchildren, even if they are apparently normal in the first years of life. This population needs to be followed at least until school age in longitudinal multidisciplinary programs, which would help to identify early developmental disorders and promote therapeutic interventionsaccordingly. The neurological development profile, obtained by the evolutive neurological exam might help in detecting children with difficulties that require further neuropsychological investigation. It is hoped that with the data from this study, health and education professionals are alerted to the late repercussions presented by preterm children born with very low weight.
Assunto: Recém-nascido de baixo peso
Testes neuropsicológicos
Peso ao nascer
Recém-nascido
Prematuro
Criança
Psicologia da criança
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-7YZGL5
Data do documento: 16-Fev-2009
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