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dc.contributor.advisor1Lucia Maria Horta de Figueiredo Goulartpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Claudia Regina Lindgren Alvespt_BR
dc.contributor.referee1Stela Maris Aguiar Lemospt_BR
dc.contributor.referee2Izabel Cristina Campolina Mirandapt_BR
dc.creatorAlessandra Terra Vasconcelos Rabelopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T22:58:26Z-
dc.date.available2019-08-13T22:58:26Z-
dc.date.issued2010-03-10pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECJS-85EGY4-
dc.description.resumoObjetivo: Estudar a prevalência de alterações de fala, motricidade orofacial e processamento auditivo em crianças de 1ª a 4ª série de escolas públicas da área de abrangência de um centro de saúde de Belo Horizonte, correlacionando-as com estado nutricional e defasagem escolar e investigar associação entre as alterações de fala e as demais alterações fonoaudiológicas. Metodologia: A amostra foi aleatória e estratificada por escola e série. Para avaliação foram utilizados: Protocolo de Motricidade Orofacial para avaliação das estruturas orofaciais; teste de avaliação de linguagem ABFW Fonologia para avaliação de fala; avaliação simplificada do processamento auditivo. Foi realizada antropometria e calculado IMC. Os dados foram analisados utilizando-se Epi Info, versão 6.04. O nível de significância foi 5%.Resultados: Foram analisados os testes de 288 crianças, 49,7% do sexo masculino, mediana de idade de 8,9 anos. Houve perda de 7,29%. Cerca de 29,5% das crianças apresentaram inadequação série/idade, 3,1% e 19,4% apresentaram baixo e elevado IMC para idade respectivamente. Das crianças avaliadas, 44,8% apresentaram algum tipo de alteração fonoaudiológica, sendo a prevalência de alterações de fala de 31,9%, processamento auditivo 17,7% e motricidade orofacial 14,9%. Das 288 crianças da amostra, 18,0% tinham desvio fonético e 9,7% tinham desvio fonológico. Foi observado um padrão cultural da população em 38,5% das crianças, ocorrendo simplificação em palavras específicas do teste de fala como /plãt./ e /tãboh/ (planta e tambor) que foram substituídas por /p.ãt./ e /tãbo/ (pranta e tambô). As alterações de motricidade orofacial foram mais frequentes nas crianças de 8 e 9 anos (p=0,05). Não houve associação entre alterações encontradas e estado nutricional e inadequação idade/série. Houve associação também entre desvio fonético e alterações de motricidade orofacial (p<0,001) e entre desvio fonológico e alterações do processamento auditivo (p<0,001). Conclusão: O estudo mostrou alta prevalência de alterações fonoaudiológicas, com presença de associação entre elas. As associações entre as alterações fonoaudiológicas sugerem que uma alteração pode ser consequência de outra, com agravamento do quadro inicial, apontando para a necessidade de diagnóstico e intervenções precoces, além de investigação dos fatores de risco. Tornam-se necessários novos estudos e olhar atento para as alterações fonoaudiológicas, a fim de conhecê-las melhor, preveni-las e promover diagnóstico e tratamento oportunos, diminuindo assim os prejuízos na vida das crianças. O envolvimento de diferente profissionais na prevenção, identificação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento das crianças com distúrbios de fala é de suma importância, no sentido de possibilitar a essas crianças um saudável padrão de comunicação e melhor qualidade de vida. Espera-se que este estudo possa auxiliar no planejamento de ações coletivas educativas e assistenciais mais eficazes.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectSaúde da Criançapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.subjectTranstornos da Percepção Auditivapt_BR
dc.subjectDistúrbios de Falapt_BR
dc.subjectAnormalidades do Sistema Estomatognáticopt_BR
dc.subject.otherFonoaudiologiapt_BR
dc.subject.otherCentros de saúdept_BR
dc.subject.otherAtenção primária à saúdept_BR
dc.subject.otherSaúde da criançapt_BR
dc.subject.otherDistúrbios da falapt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subject.otherTranstornos da percepção auditivapt_BR
dc.subject.otherAnormalidades do sistema estomatognáticopt_BR
dc.titlePrevalencia de alterações fonoaudiológicas em crianças de 1º a 4º serie de escolas públicas da área de abrangência de um centro de saúde de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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