Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BB6G92
Type: Tese de Doutorado
Title: Avaliação do Programa Esporte e Lazer da Cidade no convênio de Recife
Authors: Aniele Fernanda Silva de Assis
First Advisor: Luciano Pereira da Silva
First Co-advisor: Helder Ferreira Isayama
First Referee: Helder Ferreira Isayama
Second Referee: Andre Henrique Chabaribery Capi
Third Referee: Fernando Augusto Starepravo
metadata.dc.contributor.referee4: Leila Mirtes Santos Magalhães Pinto
metadata.dc.contributor.referee5: Luciana Assis Costa
Abstract: O Programa Esporte e Lazer da Cidade, vinculado ao Ministério do Esporte, coordenado pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, tem como objetivo democratizar o acesso às práticas de esporte e lazer abrangendo todas as faixas etárias, por meio da implementação de núcleos de esporte recreativo e lazer, mediante convênios firmados entre governos municipais, estaduais, distrital e instituições de ensino superior. Nos núcleos, são planejadas e realizadas as oficinas temáticas, cuja ações educativas são desenvolvidas na perspectiva da emancipação humana e do desenvolvimento comunitário, tendo como elementos norteadores as diretrizes pedagógicas. Para verificar se os objetivos e as diretrizes do programa materializam-se em seus aspectos políticos, pedagógicos e técnicos, escolheu-se o Recife como convênio a ser avaliado. Para tanto, elege-se como objetivo geral desta tese avaliar como os objetivos e as diretrizes do PELC materializam-se no convênio de Recife nos aspectos políticos, pedagógicos e técnicos. Como objetivos específicos: analisar os limites e as potencialidades apontados pelos sujeitos para materialização dos objetivos e das diretrizes do PELC; avaliar a relação entre as políticas locais e federais tendo em vista a continuidade do programa em uma perspectiva municipal; compreender de que forma as atividades do cotidiano do PELC, oficinas-eventos-formação, realizam-se no convênio de Recife; identificar as motivações para o acesso e permanência dos participantes. Para a realização da pesquisa, foi necessária a combinação de procedimentos e técnicas. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica para o levantamento das produções acadêmicas que versam sobre a avaliação de políticas públicas de esporte e lazer e do PELC; pesquisa documental com os diversos documentos norteadores da política local e nacional; pesquisa de campo em quatro núcleos do PELC no Recife: Brasília Teimosa/Pina, Campo Grande/Chié, Geraldão e Santo Amaro/Ilha de Santa Terezinha. Na pesquisa de campo, realizam-se observações nos núcleos, entrevistas semiestruturadas com gestores locais (secretário-executivo de Esportes e presidente do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães Geraldão) e grupos focais (população participante, agentes sociais e coordenadores geral, pedagógico e de núcleo). Para realizar as interpretações e análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo categorial por temática mediante as categorias organização do trabalho pedagógico, gestão, formação e valorização profissional. A triangulação dos dados permitiu identificar que o PELC em Recife tem dado passos importantes na sua execução, com ações de esporte e lazer democratizadas, criação e fortalecimento de vínculo entre sujeitos e instituições, mobilizando a comunidade para a auto-organização; profissionais do campo do esporte e lazer qualificados e provocando os indivíduos quanto à diversidade. Considerando a trajetória histórica de Recife no desenvolvimento de políticas públicas de esporte e lazer, é tempo de consolidar-se como política de Estado, utilizando o protagonismo, formação política, mobilização comunitária e resultados já conquistados para avançar no processo de municipalização; que a participação democrática, popular e cidadã dos diversos atores envolvidos no processo político auxiliem na transformação da realidade, vislumbrando um cenário propício para vivenciar as diversas práticas culturais de esporte e lazer
Abstract: The City Sports and Leisure Program, bounded by the Ministry of Sports, coordinated by the National Secretary of Sports, Education, Leisure and Social Inclusion, aims to democratize the access to sports and leisure practices including all age groups through the implementation of recreational sports and leisure centers through agreements signed between municipal, state, district and higher education institutions. Within these centers, thematic workshops were planned and carried out. The educational actions were developed from the perspective of human emancipation and community development and they were guided by pedagogical guidelines. In order to verify if the objectives and the guidelines of the program were materialized in their political, pedagogical and technical aspects, Recife was chosen as a covenant to be evaluated. For this purpose, the general objective of this thesis is to evaluate how the objectives and the guidelines of the PELC materialize in the agreement of Recife within the political, pedagogical and technical aspects. Some specific objectives are: to analyze the limits and potentialities pointed out by the individuals to the materialization of the objectives and the guidelines of the PELC; Evaluate the relationship between local and federal policies viewing the continuity of the program from a municipal perspective; Understand how the daily activities of the PELC, workshops-events-training, are held in the covenant of Recife; Identify the motivations for the access and permanence of the participants. To accomplish this research, a combination of procedures and techniques was necessary. Bibliographical research was used to investigate the academic productions that concern with the evaluation of sports and leisure public policies and the PELC; Documentary research with the various documents guiding local and national policies; Field research in four PELC centers in Recife: Brasília Teimosa / Pina, Campo Grande / Chié, Geraldão and Santo Amaro / Ilha de Santa Terezinha. In the field research, observations were made in the center. Also, semi-structured interviews with local managers were done (the Sports Executive Secretary and the president of Geraldo Magalhães Sports Gymnasium Geraldão) as well as emphasis in groups such as participant population, social agents and general/pedagogical coordinators. To perform the interpretations and analysis of the data, an analysis of content by subject matter was done through the categories of organization of pedagogical work, management, training and professional valorization. The triangulation of the data identified that the PELC in Recife has taken important steps in its realization: it democratized sports and leisure actions, created and strengthened the bond between subjects and institutions and furthermore, it mobilized the community for self-organization provoking the subjects regarding the diversity. Considering Recife's historical trajectory in the development of public sports and leisure policies, it is time to consolidate it as a state policy, using protagonism, political formation, community mobilization and results already achieved to advance the process of municipalization. The democratic and popular participation of the various individuals involved in the political process can aide in the transformation of reality, envisioning a scenario conducive to experiencing the various cultural practices of sports and leisure
Subject: Políticas públicas
Esportes
Lazer
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BB6G92
Issue Date: 30-Aug-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_final_digital.pdf4.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.