Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84WQ5E
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Conhecendo a vida das mulheres Xakriabá: gênero e participação
Authors: Isis Aline Vale Teixeira
First Advisor: Ana Maria Rabelo Gomes
First Referee: Deborah de Magalhaes Lima
Second Referee: Ines Assuncao de Castro Teixeira
Abstract: A dissertação tem por objetivo descrever e analisar a vida das mulheres no cenário contemporâneo de mudanças socioculturais da Terra Indígena Xakriabá, caracterizado pela implantação e efetivação da escola indígena específica e diferenciada e do sistema de saúde, pela instituição de trabalhos fixos assalariados e pela experiência associativa. O estudo parte do resultado de pesquisas anteriores, que apontaram para as divisões sexuais do trabalho, do saber e do poder, para as desigualdades de gênero no sistema escolar e para a melhor progressão escolar das mulheres na Terra Indígena Xakriabá. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, realizada em três aldeias da Terra Indígena Xakriabá. A vida das mulheres é caracterizada a partir de três eixos principais: 1 - a organização local do poder, com ênfase nas principais mudanças ocorridas e nas possibilidades de ingresso e participação das mulheres; 2 - a organização da vida cotidiana e o papel das mulheres nos espaços tradicionais; 3 - o envolvimento da mulher com o mundo do trabalho assalariado e com o recurso monetário, bem como o impacto desse envolvimento no cotidiano doméstico e familiar. Foi identificado um quadro de migração masculina e de restrições à migração feminina, cujas conseqüências permitem o fortalecimento da posição das mulheres nos atuais processos de mudança dos Xakriabá. Os dados sugerem o protagonismo feminino no processo de implantação e efetivação da escolarização específica e diferenciada e do sistema de saúde, e no envolvimento com o mundo do trabalho assalariado. As análises apontam para a importância do domínio das estratégias de leitura e escrita na construção da identidade e das formas de participação das mulheres nos trabalhos fixos assalariados e nos espaços de discussão e decisão, especialmente reuniões políticas, assembléias e associações comunitárias. Elas tradicionalmente possuem importante papel na organização da vida cotidiana e na manutenção das famílias, o que justifica a existência de múltiplos espaços de atuação e a maior responsabilidade no cuidado da casa e das crianças. A participação das mulheres foi observada tanto em atividades mais tradicionais na atuação de benzedeiras, rezadeiras, parteiras e raizeiras e no trabalho na roça - como em atividades recentemente introduzidas no cotidiano das aldeias no trabalho de professoras e agentes de saúde, em reuniões e assembléias comunitárias. Foi possível observar como elas conjugam, cotidianamente, atividades em diferentes espaços, através da construção de redes de solidariedade feminina. As mudanças socioculturais no cenário contemporâneo e, mais especificamente, as conquistas femininas, são analisadas pelas mulheres Xakriabá de maneira ambígua, uma vez que não vêm acompanhadas de mudanças profundas nas relações entre os gêneros. Se por um lado, reconhecem a conquista de novos conhecimentos e espaços de atuação, por outro, chamam atenção para a sobrecarga de trabalho e responsabilidades e para a existência de zonas interditadas de participação.
Abstract: The dissertation aims to analyze and describe womens life in the changing contemporary socio-cultural setting of Xakriabá Indigenous Territory, which is characterized by the establishment and putting into effect of a specific and differentiated indigenous school and health system, by the setting up and fixation of salaried work and by associative experiencing. The work arises from former researches results, which point out sexual divisions of work, knowledge and power; gender inequalities in the scholar system; and better female school achievement in Xakriabá Indigenous Territory. It is an ethnographic research, conducted in three Indian settlements of Xakriabá Indigenous Territory. Womens life is determined on the basis of three main cores: 1 local organization of power, with emphasis in the occurred main changes and womens access and participating possibilities; 2 daily life organization and womens role in traditional settings; 3 womens involvement with salaried working world and monetary resources, as well as this involvement's impact on domestic and family daily life. A scenery of male migration and restrictions to female migration were identified, thus enforcing womens position in the changing contemporary processes of the Xakriabá. Data suggest female leadership in the process of establishing and putting into effect the health system and the differentiated and specific schooling, and in the involvement with salaried work. The analyses point out the importance of the domain of reading and writing strategies in building their identity and ways of women participation in salaried work and among the spaces for discussion and decision, specially political reunions, assemblies and community associations. They traditionally play an important role in daily life organization and family maintenance, which justifies the existence of multiple spaces for acting and their major responsibility on taking care of the house and children. Women participation was observed in both more traditional activities acting as blessing invokers, faith healers, midwifes and medicine women and in farming work and in recently introduced daily life activities working as teachers and health agents, in reunions and community assemblies. It was possible to perceive how they match, everyday, activities in different spaces, by building female solidarity nets. Socio-cultural changes in the contemporary scene and, more precisely, womens achievements, are analyzed by Xakriabá women in an ambiguous way, as they are not accompanied by profound changes in relationships between genders. If, on one hand, they recognize the achievement of new knowledge and acting spaces, on the other, they call attention to a work and responsibilities overload and to the existence of restricted participating zones.
Subject: Educação
Índios Educação
Indios Xakriabá  Aspectos sociais 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84WQ5E
Issue Date: 17-Oct-2008
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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