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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Práticas de letramento na trajetória de jovens adultos de camadas populares
Autor(es): Priscila Maria de Lana
Primeiro Orientador: Maria Lucia Castanheira
Primeiro membro da banca : Delaine Cafiero Bicalho
Segundo membro da banca: Francisca Izabel Pereira Maciel
Resumo: Na década de oitenta do século recém-findado, na qual o movimento do campo acadêmico na educação discutia amplamente as questões sobre o fracasso escolar, surgiu, no cenário educacional, novos conceitos que têm por objetivo quebrar velhos paradigmas. Um deles responsabilizava, em particular, a criança, sua família e o meio social em que vivem pelo fracasso escolar, de modo especifico, nos processos de aprendizagem da leitura e da escrita. Nesse cenário educacional, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem etnográfica que investigou o lugar da escrita na vida de crianças de camadas populares, imediatamente anterior e posterior à entrada dessas crianças na escola (CASTANHEIRA, 1991). Essa pesquisa identificou práticas significativas de leitura e de escrita, constituídas no meio familiar dessas crianças, práticas, estas, desconsideradas, quando da entrada das crianças na instituição escolar. Passados cerca de vinte anos em relação à pesquisa citada, apresento neste trabalho um estudo que investigou qual futuro tiveram aquelas crianças, hoje, jovens adultos. O objetivo deste estudo foi compreender a relação desses jovens, pertencentes a camadas populares, com a escrita, contrastando dois momentos de suas vidas: a infância e os primeiros anos da vida adulta. Busquei elementos das experiências de vida desses jovens, a fim de entender quais relações estabelecem com a escrita e quais significados atribuem às suas práticas de letramento. Identifiquei práticas de letramento escolares e não escolares, constitutivas da interação com a escrita ao longo do período entre a infância e a vida adulta desses sujeitos. As concepções teóricas e metodológicas adotadas nesta pesquisa são de abordagem etnográfica, a partir das reflexões de (GREEN, 2005; CASTANHEIRA, 1991, 2004; HEATH, 1983; LAHIRE, 1997; MOLL, 1992; STREET, 1995) e perpassam pelas discussões do campo da Linguagem e da Sociologia baseado nos trabalhos de (SOARES, 2001; BOURDIEU, 1995). Constatei que os jovens investigados utilizam a leitura e a escrita em diversos espaços sociais, tais como: família, trabalho, igreja, escola, e que tais espaços influenciaram suas práticas de letramento. Quanto aos significados, todos se consideram leitores, realizando práticas de letramento em todos os contextos em que convivem socialmente, ponderam também que a leitura e a escrita são elementos fundamentais de interação na sociedade. Além disso, observei que as práticas de letramento estão nas ações de ordem mais funcional do que prazerosa.
Abstract: In the 80s of the last century, the academic field discussed the issue on schooling failure. Then new concepts appeared in order to break old paradigms. Among those paradigms there was the belief that the child, the family and the social means were responsible for the schooling failure, specifically in the reading and writing processes of learning. At this educational set, an ethnographic research inquired the importance of writing through the life of the children living with their low income families, just before and after their arrival at school (Castanheira, 1991). This research identified significant practices of reading and writing formed within the family means that were disregarded when children arrived at school. After twenty years, I present this study reporting those childrens future, who are young adults nowadays. The main is to understand how these young adults relate to writing by contrasting two moments in their lives: the childhood and the beginning of adult life. I searched for their experiences of life to know which meaning they assign to their practices of literacy, by identifying them both at school and everywhere so as to perceive how they have employed the writing action throughout childhood and adult life. The theoretical and methodological concepts are from an ethnographic approach and pass through discussions on Language and Sociology. I have noticed that those young people use the reading and the writing in several social places, such as: family, work, church, school. Furthermore, these spaces have influenced their literacy practices in a more operative than pleasurable way. Everyone thinks of being readers and they also consider reading and writing as fundamental elements to interact among others.
Assunto: Etnografia
Alfabetização
Educação Aspectos sociais
Pratica de ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84YHPD
Data do documento: 17-Out-2008
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