Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-856PP9
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jose Francisco Soarespt_BR
dc.contributor.referee1Alberto de Mello e Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Ana Lucia Amaralpt_BR
dc.creatorMaria Augusta de Resende Janot Pachecopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T01:25:43Z-
dc.date.available2019-08-10T01:25:43Z-
dc.date.issued2005-03-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-856PP9-
dc.description.abstractThis study uses the School Effectiveness Research framework to explain why three public state schools of Minas Gerais had a good performance at the entrance examination of University of Minas Gerais (UFMG). Pupil performance differences are explained by personal and familial factors and also by social and school variables. It is very well known that internal school factors interfere on pupils performance, fact that reinforces the belief that school makes a difference, specially to less fortunate social groups. The three schools examined in this study were chosen after a statistical analysis of entrance examination data based on value added methodology. The fact that, among the schools with high added value appeared three public state schools, all located from small municipalities, stimulated curiosity and motivated the interest to study them. Since all other state schools are in principle similar to this ones e.g. they are under the same regulations, attend similar students, the teacher have the same salaries the question that guided this study is : Why similar schools presented so different results? The research included school visits lasting for two days. On these occasions, the directors, educators specialists, Math and Portuguese teachers and pupils from high school third degree were interviewed, the internal dynamics observed and the school reputation in their communities assessed. After the data collection and analyses it became clear that these schools dont do extraordinary things, nothing impossible to the others public state schools. In fact these schools are much better for some pupils, those with better life conditions, probably more prepared to UFMG entrance examination, not to all students. However, is important to recognize these schools merits, since other public state high schools dont show same results.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo se insere na linha de pesquisa conhecida com Escola Eficaz e é um esforço para entender as especificidades de três escolas da rede pública estadual de Minas Gerais que apresentaram um bom indicador de desempenho - número de concluintes do ensino médio que se candidataram ao vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. A diferença entre o desempenho dos alunos é explicada por diversos fatores tais como, variáveis pessoais, familiares, sociais e escolares. No entanto, pesquisas sobre os fatores internos das escolas que interferem no desempenho dos alunos reforçam a crença que a escola faz diferença, principalmente para os grupos sociais menos favorecidos. As três escolas se distinguiram em estudos estatísticos que estimam o efeito das escolas no desempenho dos estudantes, por meio da utilização da metodologia da Teoria do Valor Agregado. A inclusão de apenas três escolas estaduais localizadas no interior do Estado, cujos alunos apresentaram bom desempenho, despertou a curiosidade e motivou o interesse para estudá-las. Por que escolas com características semelhantes apresentam resultados tão diferentes? Esta foi a questão que direcionou o estudo. O trabalho foi planejado com base nos pressupostos dessa linha de pesquisa, Escola Eficaz, que busca compreender porque escolas com condições de trabalho semelhantes produzem resultados muito diferentes e porque existem tantas diferenças entre turmas da mesma escola; o que acontece dentro da sala de aula ou dentro da escola que produz melhoria no desempenho do aluno. A escola eficaz é aquela que tem controle sobre os fatores internos que contribuem para sua excelência, na forma de suas políticas administrativas e práticas pedagógicas, aquela cujos alunos, individual e coletivamente, têm um desempenho acima do esperado, que agregam mais valor à educação do aluno pelo seu trabalho A pesquisa incluiu visita às escolas, com permanência de 2 dias em cada uma. Nesta ocasião, os diretores, especialistas em educação, professores de Matemática e de Língua Portuguesa e alunos do 3º ano do ensino médio foram entrevistados, a dinâmica do funcionamento da escola observada e delineado qual é sua reputação nas comunidades nas quais estão inseridas. As conclusões apresentadas ao final indicam que essas escolas não fazem nada de extraordinário, nada que não seja possível a todas as outras escolas estaduais realizarem. Na busca por indicadores de excelência das escolas, deparamos com dados que mostram que as escolas são boas para alguns alunos, aqueles de nível de padrão de vida mais elevado, que provavelmente são os que estão preparados para enfrentar o vestibular da UFMG. Entretanto, é necessário reconhecer o mérito de seu trabalho, uma vez que as outras 1647 escolas estaduais de ensino médio não apresentam o mesmo resultado.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola eficazpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.otherEscolas administração e organizaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação e Estadopt_BR
dc.subject.otherAvaliação educacionalpt_BR
dc.titlePor que escolas com características semelhantes apresentam resultados tão diferentes?pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_maria_augusta_pdf.pdf2.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.