Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85MPA8
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Ação educacional museal: marcas institucionais e registros documentais
Authors: Greciene Lopes dos Santos
First Advisor: Silvania Sousa Nascimento
First Referee: Maria Cristina Soares de Gouvea
Second Referee: PAulo César Santos Ventura
Abstract: O objetivo geral desta pesquisa consistiu em identificar, na documentação pesquisada, os registros que a Superintendência de Museus da Secretaria de Cultura de Minas Gerais tem sobre a ação educativa que desenvolve junto aos museus que coordena. O corte cronológico definido para este trabalho contempla desde a criação da SUM-SECMG, em 1979, até 2004. A pesquisa foi desenvolvida com dois aportes metodológicos. A pesquisa documental catalogou e analisou o acervo de 25 anos utilizando uma planilha única de avaliação do conteúdo dos registros. Essa análise evidenciou um discurso institucional marcado pela presença de atendimento às escolas. Constatadas muitas lacunas de registro, três entrevistas com os atuais diretores dos museus mais presentes nos relatórios foram realizadas. As entrevistas foram analisadas discursivamente e apontaram as visões de museu e de ação educativa desses diretores. Concluímos dessas análises que a ação educativa, em suas diversas denominações se constitui em um objeto de múltiplas facetas registrado no discurso oficial de forma linear e quantitativa. A percepção dos atores, no nosso caso limitada ao diretor dos museus, complementa as diversas tensões imbricadas nessas ações.
Subject: Museus Aspectos educacionais
Ação educativa
Minas Gerais Museus Estudo e ensino
Educação
Educação não-formal Minas Gerais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85MPA8
Issue Date: 28-Aug-2008
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_greciene.pdf7.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.