Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85VN6A
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silvania Sousa Nascimento | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nelson de Luca Pretto | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bernardo Jefferson de Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Ana Paula Bossler da Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T02:28:21Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T02:28:21Z | - |
dc.date.issued | 2004-03-31 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85VN6A | - |
dc.description.abstract | In this work, we identifyed the indicators of educative class in radio broadcas Ciência na Favela, Educative Radio Favela FM (106,7 MHz), at Belo Horizonte Minas Gerais. Was examinated two Radio Shows between 2000, may to 2002, apri and poetic texts presented on their overtures. Our analyse concern in request o production and looking for boundaries that could clearing the communication convenant of this Radio Show Ciência na Favela, and praticables envolvemen devices and of unpacking themes in sub themes, define recourses of media and speaking strategys useds by the program Speaker, recovering the voices at level o locutionand assertion, identifying planning. In research, we find out like usual devices, of Radio Broadcast supports, the appellant use of prosodic recourses, conferring to speech intonation change and talk speed, wich aim to fill up the absence of images and gesture language like redundance. Was identified like typical indicators of educational class on Radio, the compromise in Doing Understand present at Communication Agreement, the prevailing manifestation of voice identified like Teacher´s Voice, the voice identified like Hearer´s Voice, serving as presupposition to stage the Radio Program, like linear unpacking of subjects, added with the predominancy o descriptive way on speaker´s speech settled with proper recourses of Radio Shows with pratical repertory of school, scoring a talker mise en scène. We concluded wich this indicators approach the analised Radio Broad Casts of educational class room usages and that could contribute, when identifieds by reception , to make this Radio Shows rejecteds by audience. | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, identificamos os indicadores do gênero educativo no programa de rádio Ciência na Favela, veiculado pela Rádio Educativa Favela FM (106,7 MHz), em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foram analisados dois programas realizados no período entre maio de 2000 e abril de 2002 e textos poéticos apresentados na abertura dos programas. Nossa análise centrou-se na instância da produção e buscou identificar marcadores que explicitassem o contrato de comunicação do programa Ciência na Favela, e as possíveis estratégias de envolvimento e de desempacotamento dos temas em sub-temas; caracterizar os recursos midiáticos e estratégias discursivas utilizadas pela Apresentadora; recuperar as vozes no nível da locução e da enunciação. Na pesquisa realizada, identificamos como indicadores característicos do gênero educativo no rádio o compromisso firmado em fazer-compreender presente no contrato de comunicação, a manifestação predominante da voz identificada como a voz do professor, a voz identificada como voz do ouvinte servindo como pressuposto para organização do programa, assim como o desempacotamento linear do tema associado à predominância do modo descritivo na organização do discurso. Foram identificados como estratégias típicas do suporte radiofônico, o uso recorrente dos recursos prosódicos, conferindo ao discurso mudanças de entonação e na velocidade da fala, que visam suprir a ausência das imagens e gestual, assim como a redundância. A Apresentadora combina os recursos próprios do rádio com o repertório de práticas da escola, compondo assim a mise en scène discursiva. Concluímos que esses indicadores aproximam os programas analisados das práticas educativas próprias da sala de aula e que poderiam contribuir, quando identificados pela recepção, para que esses programas fossem identificados como programas educativos. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Rádio educativa favela | pt_BR |
dc.subject.other | Rádio Favela (Belo Horizonte, MG) | pt_BR |
dc.subject.other | Radio na educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino audiovisual | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Indicadores do gênero educativo no programa de rádio ciência na favela | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta_ao_bossler.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.