Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86UJ5U
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eliane Marta Santos Teixeira Lopespt_BR
dc.contributor.referee1Magdah Becker Soarespt_BR
dc.contributor.referee2Maria Lucia Miranda Afonsopt_BR
dc.contributor.referee3Tania Dauster Magalhaes e Silvapt_BR
dc.creatorMaria Cristina Soares de Gouveapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T17:09:37Z-
dc.date.available2019-08-10T17:09:37Z-
dc.date.issued1990-11-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-86UJ5U-
dc.description.resumoUma das discussões centrais postas pela educação no Brasil hoje, refere-se ao impacto experienciado pelas crianças das camadas populares ao entrarem para a escola, em grande parte atribuído á descontinuidade existente entre o padrão cultural veiculado pela escola e a cultura destas crianças. Tal impacto situa-se, de maneira concreta, nos mais diversos aspectos, seja no conteúdo administrado, no tipo de comportamento exigido da criança, nos valores que lhe são impostos. estes aspectos caracterizariam a escola como veículo de inculcação da ideologia dominante e negação da cultura das crianças oriundas dos setores dominados da sociedade. Esta questão apresenta, pelo menos, duas vias a serem analisadas. Uma via exaustivamente discutida, problematizada, refere-se ao estudo do aparelho escolar, sua organização, seus mecanismos de negação e exclusão das camadas populares e do papel da escola numa sociedade de classes. Outra via de análise refere-se ao contraponto da questão;as tão faladas e ainda pouco conhecidas crianças das camadas populares. Falta aos profissionais da educação um conhecimento da realidade vivida por essas crianças, o universo cultural no qual os alunos estão inseridos e a partir do qual constroem e representam sua visão de mundo, enfim, a rede de relações sociais e de ações concretas do cotidiano nos quais estes sujeitos se constituem, sua identidade, seu sistema de regras e normas de conduta, seus modos de conhecer e seu conhecimento do mundo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPadrão culturalpt_BR
dc.subjectEducação no Brasilpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMenores abandonadospt_BR
dc.subject.otherFavelaspt_BR
dc.title"Anjos sobre a Cidade: a criança de favela em seu mundo de cultura."pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1000000150.pdf27.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.