Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86UJ5U
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Eliane Marta Santos Teixeira Lopes | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Magdah Becker Soares | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Maria Lucia Miranda Afonso | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Tania Dauster Magalhaes e Silva | pt_BR |
dc.creator | Maria Cristina Soares de Gouvea | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T17:09:37Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T17:09:37Z | - |
dc.date.issued | 1990-11-06 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86UJ5U | - |
dc.description.resumo | Uma das discussões centrais postas pela educação no Brasil hoje, refere-se ao impacto experienciado pelas crianças das camadas populares ao entrarem para a escola, em grande parte atribuído á descontinuidade existente entre o padrão cultural veiculado pela escola e a cultura destas crianças. Tal impacto situa-se, de maneira concreta, nos mais diversos aspectos, seja no conteúdo administrado, no tipo de comportamento exigido da criança, nos valores que lhe são impostos. estes aspectos caracterizariam a escola como veículo de inculcação da ideologia dominante e negação da cultura das crianças oriundas dos setores dominados da sociedade. Esta questão apresenta, pelo menos, duas vias a serem analisadas. Uma via exaustivamente discutida, problematizada, refere-se ao estudo do aparelho escolar, sua organização, seus mecanismos de negação e exclusão das camadas populares e do papel da escola numa sociedade de classes. Outra via de análise refere-se ao contraponto da questão;as tão faladas e ainda pouco conhecidas crianças das camadas populares. Falta aos profissionais da educação um conhecimento da realidade vivida por essas crianças, o universo cultural no qual os alunos estão inseridos e a partir do qual constroem e representam sua visão de mundo, enfim, a rede de relações sociais e de ações concretas do cotidiano nos quais estes sujeitos se constituem, sua identidade, seu sistema de regras e normas de conduta, seus modos de conhecer e seu conhecimento do mundo. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Padrão cultural | pt_BR |
dc.subject | Educação no Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Menores abandonados | pt_BR |
dc.subject.other | Favelas | pt_BR |
dc.title | "Anjos sobre a Cidade: a criança de favela em seu mundo de cultura." | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1000000150.pdf | 27.76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.