Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86UJKH
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Iris Barbosa Goulartpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Miguel Gonzalez Arroyopt_BR
dc.contributor.referee1Regina Helena de Freitas Campospt_BR
dc.contributor.referee2Arlete Moysés Rodriguespt_BR
dc.creatorPriscila Augusta Limapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T16:49:22Z-
dc.date.available2019-08-09T16:49:22Z-
dc.date.issued1990-10-23pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-86UJKH-
dc.description.resumoEste trabalho propõe-se a analisar o siginificado das relações entre a moradia precária e a formação da identidade das mulheres das classes subalternas. Através de um estudo de Caso, aborda a moradia em seus aspectos materiais e sbjetivos, apontando os elementos informais presentes na situação objeto de estudo, e como estes vão se constituindo em fatores educativos. O fazer cotidiano das classes subalternas vai-se mostrando como integrante de uma educação informal que é, também, definidora da identidade social dessa população. Ao se tratar a relação das mulheres com a casa, expõe-se as aspirações, desejos, frustações e outros aspectos da subjetividade humana que, ao buscarem sua objetivação, vão constituindo a identidade das mulheres nas suas moradias precárias. A dissertação retoma alguns aspectos da Psicologia Social e da relação entre o objetivo e o subjetivo presentes na situação da moradia. desta forma, a nossa abordagem da identidade não se restringe à identidade das classes sublaternas, mas atinge também o campo da Psicologia Social na Educação. Demonstra, assim, que a especificidade que se busca a nível dessa ciência deve levar em conta as questões educativas e sociais relativas às populações das classes subalternas no seu fazer concreto, com a sua objetividade e a sua subjetividade.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMoradia precáriapt_BR
dc.subjectFormação de identidades das mulherespt_BR
dc.subjectClasses subalternaspt_BR
dc.subject.otherSociologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.titleA construção da subjetividade no interior das classes subalternas: um estudo de caso na periferia de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1000000148.pdf9.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.