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dc.contributor.advisor1Dacle Vilma Carvalhopt_BR
dc.contributor.referee1Sergio Dias Cirinopt_BR
dc.contributor.referee2Ana Maria Kazue Miyadahirapt_BR
dc.creatorPatricia Sarsur Nasser Santiagopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T15:46:47Z-
dc.date.available2019-08-10T15:46:47Z-
dc.date.issued2006-03-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/GCPA-6VUH5K-
dc.description.abstractSkills needed for any professional activity, especially among health care staff, are not limited to the domain of knowledge (cognitive abilities), or even to motor abilities (psychomotor). It needs affective skills too, since values and feelings are of fundamental importance. The importance of affective skills in the nursing education is evident because of their proximity to patients and their families while providing care. In the present study I sought to analyze affective skills of the nursing staff of an Intensive Care Unit (ICU), during Cardiopulmonary Reanimation (CPR), based on the theoretical approach of Benjamim Bloom and colleagues. The research was accomplished in an ICU of a large hospital of Belo Horizonte. The sample was composed of 59 nurses, which corresponds to 70,2% of the studied population. Eighteen (30,5%) are nurse auxiliary, 27 (45,8%) are nurse technicians and 14 (23,8%) are registerednurses. Most of participants (n = 37; 91,5%) are female, and 71,2 percent said they are Roman Catholic. Thirty seven (62,7%), were from 20 to 39 years of age, and 45 (76,5%) were graduated in the last 10 years. Half of the sample (n = 30; 50,9%) were high school graduated, and 37 (62,7%) had up to 5 years of working experience in an ICU. Bloom´s five categories of affective skills indicated that: 94,9% manifested perception of the phenomenon (reception); 98,3% showed disposition to work with CPR (disposition on their answer). However only 20,3% demonstrated satisfaction in participating on the procedure (satisfaction on theiranswer). In the valorization category, most of the sample had values for a CPR. In relation to value organization, nurses´technical skills was rated higher in importance. Among the factors that influenced affective skills, the most cited items were: work team, material resources,human resources, psychological aspects, faith, and others. It is expected that this study may provide additional understanding of ICU nurses´ behavior, who work in cardiopulmonary reanimation, contributing to the development and improvement of their affective skills.pt_BR
dc.description.resumoAs habilidades necessárias para a realização de qualquer atividade profissional, e em especial na área de saúde, não se limitam ao domínio do conhecimento (habilidades cognitivas), ou de uma excelente habilidade motora (psicomotora), mas também a habilidade afetiva, visto que as atitudes, valores e sentimentos são de fundamental importância para atuação em qualquer área. Considerando as peculiaridades da área da saúde, destaca-se a importância das habilidades afetivas na formação e no cotidiano dos profissionais de enfermagem, pois sãoestes profissionais que atuam de uma forma mais direta e contínua ao lado do paciente e familiar. Neste estudo de caso procurou-se analisar habilidades afetivas dos elementos da equipe assistencial de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em relação àReanimação Cardiopulmonar (RCP), fundamentada na abordagem teórica de Benjamim Bloom e Colaboradores. A pesquisa foi realizada em uma UTI de um hospital geral de grande porte, de Belo Horizonte, junto a 59 profissionais da equipe de enfermagem, o que corresponde a 70,2% da população estudada. Destes 18 (30,5%) são auxiliares deenfermagem, 27 (45,8%) técnicos de enfermagem e 14 (23,8%) enfermeiros. A maioria da amostra estudada (91,5%) é constituída de profissionais do sexo feminino, (71,2%) que professam a fé católica, com faixa etária entre 20 a 39 anos (37-62,7%), e 45 (76,5%) comtempo de formado de até 10 anos. Quanto à escolaridade pouco mais da metade da amostra (30- 50,9%) tem o ensino médio completo, 37 (62,7%) tem até 5 anos de experiência em UTI. Considerando as cinco categorias das habilidades afetivas propostas por Bloom e Cols têm-seque: 94,9% demonstram ter percepção do fenômeno (acolhimento); 98,3% têm disposição para atuar em RCP (disposição para responder), porém apenas 20,3% demonstram que tem satisfação em participar do procedimento (satisfação na resposta). Quanto à categoriavalorização, a maioria da amostra estudada possui os valores humanos para participar de uma RCP. Em relação à organização dos valores, o maior grau de importância na hierarquia recaiu sobre a capacidade técnica dos profissionais. Considerando os fatores que influenciam odesempenho das habilidades afetivas, os itens mais citados foram: a equipe, recursos materiais, recursos humanos, aspectos psicológicos, a crença, entre outros. Espera-se que este estudo ofereça subsídios para uma melhor compreensão dos comportamentos apresentadospelos profissionais de enfermagem que atuam em UTI na reanimação cardiopulmonar, contribuindo para o desenvolvimento e o aprimoramento de suas habilidades afetivas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHabilidades afetivaspt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectReanimação cardiopulmonarpt_BR
dc.subjectTaxionomia de Bloompt_BR
dc.subject.otherEquipe de enfermagempt_BR
dc.subject.otherRessuscitação cardiopulmonar/enfermagempt_BR
dc.subject.otherEnfermagempt_BR
dc.subject.otherAfetopt_BR
dc.subject.otherRessuscitação cardiopulmonar/psicologiapt_BR
dc.subject.otherUnidades de terapia intensivapt_BR
dc.subject.otherRelações enfermeiro-pacientept_BR
dc.subject.otherAvaliação de desempenhopt_BR
dc.titleReanimação cardiopulmonar: habilidades afetivas da equipe de enfermagem em terapia intensivapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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