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dc.contributor.advisor1Marisa Ribeiro Teixeira Duartept_BR
dc.contributor.referee1Angela Imaculada L de F Dalbenpt_BR
dc.contributor.referee2Belmira Amélia Barros Oliveira Buenopt_BR
dc.creatorLuiz Carlos de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T06:00:53Z-
dc.date.available2019-08-10T06:00:53Z-
dc.date.issued2007-09-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/HJPB-7DYFLP-
dc.description.abstractSeveral government programs for teachers formation in Brazil have included the writing of (auto)biographical narratives as part of their pedagogic proposal. This study aims at answering to three questions: what theoretic-methodological concepts establish the use of autobiographical narratives in the formation of adults; what political logic guides the use of narratives in government programs for teachers formation and what evaluation procedures are adopted concerning the expected objectives of formation. A careful analysis of the bibliography has been done on the three fields of study. Life histories and (auto)biographical methods on the formation of adults, the policies in teachers formation in Brazil and evaluation and regulation procedures of learning. The work accomplished focused on establishing connections between these fields, making it possible to contextualize the use of (auto)biographical narratives according to changes of social regulations. The study is concluded with a validation of the importance of the pondering on the establishment of evaluation procedures as a device that supports situational regulation and joint regulation in the use of (auto)biographical narratives in the current context of formulation and implementation of government programs of teachers formation.pt_BR
dc.description.resumoDiversos programas governamentais de formação de docentes no Brasil têm incluído como componente curricular em sua proposta pedagógica a escrita de narrativas (auto)biográficas. Esse estudo procura responder a três questões: que concepções teórico-metodológicas fundamentam o uso de narrativas autobiográficas na formação de adultos; qual a lógica política que orienta o uso de narrativas em programas governamentais de formação de docentes e que procedimentos de avaliação são adotados em relação aos objetivos de formação pretendidos. Efetuou-se revisão bibliográfica pertinente aos três campos de estudos. Histórias de vida e métodos (auto)biográficos na formação de adultos, políticas de formação de docentes no Brasil e procedimentos de avaliação/regulação das aprendizagens. O trabalho efetuado buscou estabelecer conexões entre esses campos, possibilitando contextualizar o uso de narrativas (auto)biográficas face às mudanças nos modos de regulação social. Conclui- se o estudo fundamentando a importância da ponderação sobre o estabelecimento de procedimentos de avaliação como um dispositivo que favorece regulações situacional e conjunta no uso de narrativas autobiográficas no atual contexto de formulação e implementação de programas governamentais de formação de docentes.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRegulaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectHistórias de vidapt_BR
dc.subjectAutobiografiaspt_BR
dc.subject.otherPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores Formação profissionalpt_BR
dc.subject.otherEducação de adultospt_BR
dc.title(Auto)biografias na formação de docentes: entre concepções educativas e procedimentos de avaliaçãopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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