Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ICBB-BDRUZQ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Francisco Vidal Barbosapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Raoni Barros Bagnopt_BR
dc.contributor.referee1Ana Liddy Cenni de Castro Magalhãespt_BR
dc.contributor.referee2Frederic Jean Georges Frezardpt_BR
dc.contributor.referee3Raoni Barros Bagnopt_BR
dc.creatorRafael Mizerani Couto Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T13:25:33Z-
dc.date.available2019-08-12T13:25:33Z-
dc.date.issued2018-08-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ICBB-BDRUZQ-
dc.description.abstractThrough research results the university has a role of inducing innovation development according to the Triple Helix concept. In the last years some authors have shown project management as the new scientific research paradigm. This management must be done in an environment of extreme uncertainty, resources scarcity and a high-level need of autonomy and flexibility. In this context, traditional, also called predictive, project management may not produce good results. As an alternative new project management approaches have emerged, adaptative and agile. With the objective of diagnose how project management practices fit to academic research, an multiple case study was conducted in the UFMG. By the contrast between them and the literature, an hybrid approach is pointed to fit nowadays research environment. Some implications of this results are the employment of a full stack manager to handle laboratory infrastructure and let researches free to do their work, the need of training the manager-research over the practices and a possible improvement in the relationship between university and industry, starting with the learning about academic project management context and the adoption of a common languagept_BR
dc.description.resumoA universidade, segundo o conceito da Hélice Tripla, possui papel indutor no desenvolvimento da inovação para sociedade, a partir dos resultados das pesquisas. Nos últimos anos alguns autores vêm demonstrando que a gestão de projetos é o novo paradigma da pesquisa. Essa gestão, por sua vez, é realizada em um ambiente de grande incerteza, escassez de recursos e demanda por flexibilidade e autonomia. Nesse contexto a gestão de projetos tradicional pode não gerar bons resultados. Como alternativa a essa gestão, também chamada de preditiva, surgiram abordagens de gerenciamento de projetos, conhecidas como adaptativas ou ágeis. Com o intuito de diagnosticar como as práticas de gestão de projetos se adequam à pesquisa acadêmica, foi realizado um estudo de dois casos de laboratórios da Universidade Federal de Minas Gerais. A partir do contraste entre eles e a literatura, foi apontado que abordagens híbridas (preditiva e ágil) se adequam mais à realidade acadêmica atual. A partir desse resultado são apontadas implicações, como a contratação de um gestor para cuidar da infraestrutura do laboratório e desonerar os pesquisadores, a necessidade do treinamento dos pesquisadores-gestores nas práticas e a possível aproximação universidade-indústria, a partir da divulgação do contexto de gestão de projetos acadêmicos e da adoção de uma linguagem comum para abordar o assuntopt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÁgilpt_BR
dc.subjectÁreas do conhecimentopt_BR
dc.subjectGestão de pesquisa acadêmicapt_BR
dc.subjectGestão de projetospt_BR
dc.subjectGerenciamento hibridopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subject.otherInovaçãopt_BR
dc.subject.otherPesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológicopt_BR
dc.subject.otherEmpreendedorismopt_BR
dc.titleDiagnóstico da gestão de projetos de pesquisa acadêmica: um estudo de dois casos da ufmgpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___digan_stico_gppa___rafael_mizerani.pdf2.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.