Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/IGCM-ARDPCE
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigo Affonso de Albuquerque Nobregapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sonia Maria Carvalho Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee1Leandro Cardosopt_BR
dc.contributor.referee2Carlos Fernando Ferreira Lobopt_BR
dc.contributor.referee3Paulo de Tarso Vilela de Resendept_BR
dc.creatorIcaro Neri Pereira de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T08:18:59Z-
dc.date.available2019-08-13T08:18:59Z-
dc.date.issued2017-05-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/IGCM-ARDPCE-
dc.description.abstractThe region nearby the border of the states of Maranhão, Tocantins, Piauí and Bahia (MATOPIBA) is considered as the new Brazilian agricultural frontier. Matopiba is being the focus of government projects and private initiative as well. Concurretly, some key federal railway expansion projects are underway in the region, such as Ferrovia Norte-Sul (FNS), Ferrovia Transnordestina and Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). All together, the new railway network and the respective yards and intermodal terminals will certainly change the spatial configuration of the region.Some of these railway infrastructures are completed and operational, however some parts remain under construction, unfinished or under planning.In this context, this work developed in a GIS framework a spatially explicit modeling that shows the relation between the railway infrastructures and the the changes of land use and land cover in Matopiba. The objective was to investigate the effect of the railway network on the retraction of the Cerrado biome as well as on the advance of agriculture fieds, therefore generating future scenarios simulating an operationality of the rail network. The investigation employed the software Microsoft Excel, ESRI ArcGis and DinamicaEGO. The modeling used the Baysian method of Weights of Evidence (WoE) to explore the spatial determinants of transitions between land cover classes and the role of transport infrastructure in these changes. Two models were generated: one for the period 2000-2010 and another for the period 2000-2012. Findings show a proportionally larger expansion of the agriculture areasoccured betweenthe years 2010-2012 when compared to the period 2000-2010. In addition the results show the influence of the railway infrastructure to surpress the Cerrado and expand agriculture fields. Using the model, the predictive simulations considering as operational the railway infrastructure in Matopiba showed a trend for spatial rearrangement of the agricultural production along the areas served by railway infrastructure.pt_BR
dc.description.resumoA divisa dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (MATOPIBA) é considerada como a nova fronteira agrícola brasileira, sendo, ao longo do tempo, foco de projetos do governo neste sentido e alvo de agentes da iniciativa privada. Ao mesmo tempo, estão ocorrendo vários projetos de expansão ferroviária na região, com os projetos das Ferrovias Norte-Sul (FNS), Ferrovia Transnordestina e Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), além dos pátios ferroviários e dos terminais intermodais, obras que certamente irão mudar a configuração espacial da região. Apesar de alguns projetos já estarem concluídos e operacionais, vários destes estão atualmente inacabados ou somente em planejamento. Neste contexto, este trabalho desenvolveu em ambiente SIG uma modelagem espacialmente explícita para descrever a relação das infraestruturas ferroviárias de transporte com as mudanças de uso e cobertura do solo no Matopiba. A investigação teve como objetivo estudar o efeito da rede ferroviária na retração do bioma Cerrado, no avanço agropecuário e gerar cenários futuros simulando uma operacionalidade da rede ferroviária. Foram utilizados os softwares Microsoft Excel, ESRI ArcGis e Dinamica EGO. A modelagem usou o método Baysiano dos pesos de evidência para explorar os determinantes espaciais das transições entre classes de cobertura do solo e o papel das infraestruturas ferroviárias de transporte nessas mudanças. Foram gerados dois modelos: um para o período 2000-2010 e outro para o período 2000-2012. Os resultados mostram que houve uma expansão proporcionalmente muito maior das áreas de produção agropecuária no período 2010-2012 em relação ao período 2000-2010 além de mostrar que a rede ferroviária apresentou alto peso para a retração da vegetação florestal e para a expansão de algumas classes relativas à produção agropecuária. As simulações futuras, nos cenários que consideraram a operacionalidade das ferrovias presentes e planejadas para a região mostraram uma tendência de rearranjo espacial da produção agropecuária em torno das áreas das infraestruturas ferroviárias.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUso e Cobertura do Solopt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectMatopibapt_BR
dc.subject.otherFerrovias pt_BR
dc.subject.otherModelagem de dados  Aspectos ambientaispt_BR
dc.subject.otherMapeamento da cobertura do solo pt_BR
dc.subject.otherTransportes pt_BR
dc.subject.otherSolo  Uso pt_BR
dc.titleModelagem da relação da rede ferroviária de transportes e das mudanças no uso e cobertura do solo na divisa dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahiapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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