Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-678HK2
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maria da Conceicao F Reis Fonsecapt_BR
dc.contributor.referee1Celi Aparecida Espasandim Lopespt_BR
dc.contributor.referee2Isabel Cristina Alves da Silva Fradept_BR
dc.creatorGlaucia Marcondes Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T06:10:35Z-
dc.date.available2019-08-14T06:10:35Z-
dc.date.issued2004-12-17pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/IOMS-678HK2-
dc.description.abstractIn this work, we attempted to identify and characterize the contextualization strategies of the mathematical knowledge as a contribution for the processes of signification. With this objective, all the texts from the Guide PNLD/2004 Mathematics and the teachers manuals and students books of the three collections of Mathematics didactical books of the initial cycles of Junior High School, recommended with distinction by the Guide PNLD/2004, were analyzed. The analysis of content to which these documents were submitted allowed us to characterize three groups of contextualization strategies. The first, the socio-cultural contextualization, is constituted of quotidian situations marked, sometimes, by the usage of the learners, previous knowledge; by situations that involve interdisciplinary approaches; and by situations that bring universal concerns. The second group, the historical contextualization, involves situations in which there is an attempt to place the mathematical knowledge historically. Finally, the third group, the contextualization inside Mathematics, is characterized by situations in which articulations are accomplished, inside Mathematics itself, to facilitate the construction of knowledge.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, procuramos identificar e caracterizar estratégias de contextualização dos conhecimentos matemáticos como contribuição para os processos de significação. Com esse objetivo, foram analisados todos os textos do Guia PNLD/2004 Matemática e os manuais do professor e livros do aluno das três coleções de livros didáticos de Matemática dos ciclos iniciais do Ensino Fundamental recomendadas com distinção pelo Guia PNLD/2004. A análise de conteúdo a que se submeteu esses documentos permitiu caracterizarmos três grupos de estratégias de contextualização. O primeiro, contextualização sociocultural, constitui-se de situações cotidianas marcadas, algumas vezes, pela utilização dos conhecimentos prévios dos aprendizes; de situações que envolvem abordagens interdisciplinares; e de situações que trazem preocupações universais. O segundo grupo, da contextualização histórica, envolve situações que buscam situar historicamente o conhecimento matemático. Finalmente, o terceiro grupo, da contextualização interna à Matemática, caracteriza-se por situações em que são realizadas articulações, dentro da própria Matemática, para favorecer a construção do conhecimento.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subject.otherLivros didáticospt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMatematica Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.otherPlano Nacional do Livro Didáticopt_BR
dc.titleEstratégias de contextualização nos livros didáticos de matemática dos ciclos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_glaucia_marcondes.pdf4.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.