Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/IOMS-678HK2
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria da Conceicao F Reis Fonseca | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Celi Aparecida Espasandim Lopes | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Isabel Cristina Alves da Silva Frade | pt_BR |
dc.creator | Glaucia Marcondes Vieira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T06:10:35Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T06:10:35Z | - |
dc.date.issued | 2004-12-17 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/IOMS-678HK2 | - |
dc.description.abstract | In this work, we attempted to identify and characterize the contextualization strategies of the mathematical knowledge as a contribution for the processes of signification. With this objective, all the texts from the Guide PNLD/2004 Mathematics and the teachers manuals and students books of the three collections of Mathematics didactical books of the initial cycles of Junior High School, recommended with distinction by the Guide PNLD/2004, were analyzed. The analysis of content to which these documents were submitted allowed us to characterize three groups of contextualization strategies. The first, the socio-cultural contextualization, is constituted of quotidian situations marked, sometimes, by the usage of the learners, previous knowledge; by situations that involve interdisciplinary approaches; and by situations that bring universal concerns. The second group, the historical contextualization, involves situations in which there is an attempt to place the mathematical knowledge historically. Finally, the third group, the contextualization inside Mathematics, is characterized by situations in which articulations are accomplished, inside Mathematics itself, to facilitate the construction of knowledge. | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, procuramos identificar e caracterizar estratégias de contextualização dos conhecimentos matemáticos como contribuição para os processos de significação. Com esse objetivo, foram analisados todos os textos do Guia PNLD/2004 Matemática e os manuais do professor e livros do aluno das três coleções de livros didáticos de Matemática dos ciclos iniciais do Ensino Fundamental recomendadas com distinção pelo Guia PNLD/2004. A análise de conteúdo a que se submeteu esses documentos permitiu caracterizarmos três grupos de estratégias de contextualização. O primeiro, contextualização sociocultural, constitui-se de situações cotidianas marcadas, algumas vezes, pela utilização dos conhecimentos prévios dos aprendizes; de situações que envolvem abordagens interdisciplinares; e de situações que trazem preocupações universais. O segundo grupo, da contextualização histórica, envolve situações que buscam situar historicamente o conhecimento matemático. Finalmente, o terceiro grupo, da contextualização interna à Matemática, caracteriza-se por situações em que são realizadas articulações, dentro da própria Matemática, para favorecer a construção do conhecimento. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Frações | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.subject.other | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Matematica Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Plano Nacional do Livro Didático | pt_BR |
dc.title | Estratégias de contextualização nos livros didáticos de matemática dos ciclos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_glaucia_marcondes.pdf | 4.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.