Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7X3H4T
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Cartografias de uma improvisação física e experimental
Authors: Luiz Carlos de Almeida Garrocho
First Advisor: Fernando Antonio Mencarelli
First Referee: Sara Del Carmen Rojo de La Rosa
Second Referee: Fernando Pinheiro Villar
Abstract: A dissertação trata da pesquisa em artes cênicas que se caracteriza como improvisação física e experimental na modalidade de estudos compositivos. Suas cartografias, um conceito apresentado pelos pensadores Gilles Deleuze e Félix Guattari, implicam em abertura, conexão e multiplicidade, tanto no que se diz da própria prática-pensamento, em que se exercita, quanto dos diálogos queestabelece com outras práticas-pensamento, sejam conceituais ou deprocedimentos artísticos que se tornam disponíveis. A pesquisa transita por vivências e fontes heterogêneas, como as oficinas com crianças, adolescentes com deficiência visual, usuários do sistema de saúde mental e aquelas que se deram nos espaços de formação teatral, incluindo as oficinas com atores e bailarinos. Entre as fontes de pesquisa, em ressonância com o estado da arte da cena contemporânea, encontram-se: o procedimento working in progress, as desestabilizações provocadas pelas vanguardas artísticas, os teatros pós-dramáticos, físicos e experimentais, a performance art e a dança pós-moderna. Em termos de fontes conceituais, a pesquisa apropria-se das ferramentas proporcionadas pelos pensadores Deleuze eGuattari, no sentido de provocar e potencializar sua prática-pensamento. A improvisação física e experimental configura-se a partir dos seguintes planos: corpo, espaço, objeto, tempo e fluxo operatório e expressivo. As materialidades expressivas, através das quais se improvisa e compõe-se física e experimentalmente, são: movimento, ação, gesto, imagem, escultura e som.Acompanha a pesquisa a apresentação dos exercícios que exemplificam os procedimentos e técnicas da improvisação física e experimental.
Abstract: This dissertation deals with the performing arts research which ischaracterized as physical and experimental improvisation within the mode of composition studies. Its cartography, a concept presented by thinkers Gilles Deleuze and Felix Guattari, implies opening, connection and multiplicity, both of what is said of the practice-thought itself in which it is done, and of the dialogs which it establishes with other practice-thoughts, be it conceptual or of artistic proceduresthat become available. The research goes through heterogeneous experiences and sources, such as the workshops with visual handicapped children and teenagers, users of the mental health system, and those which took place in drama-education places, including workshops with actors and dancers. Among the research sources,in resonance with the contemporary scenes state of art, well find: the working in progress procedure, destabilizations provoked by artistic avant-garde movements, post-dramatic, physical and experimental theater forms, the performance art and post-modern dance. In terms of conceptual sources, the research uses the tools provided by Deleuze and Guattari in order to provoke and strengthen its practicethought.The experimental and physical improvisation is set up from the followingplanes: body, space, object, time and operative and expressive flow. The expressive materialities, through which improvisation is carried out as well as physically and experimentally made up of, are: movement, action, gesture, image, sculpture and sound. The research is accompanied by exercises which exemplify the physical and experimental improvisation procedures and techniques.
Subject: Improvisação (Artes cênicas)
Arte
Teatro físico
Estudos compositivos (Artes cênicas)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7X3H4T
Issue Date: 18-Dec-2006
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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