Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8H8PVH
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marcelo Kraiserpt_BR
dc.contributor.referee1Daisy Leite Turrerpt_BR
dc.contributor.referee2Rosa Cristina Primo Gadelhapt_BR
dc.creatorMarcelle Ferreira Louzadapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T07:27:28Z-
dc.date.available2019-08-13T07:27:28Z-
dc.date.issued2010-12-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/JSSS-8H8PVH-
dc.description.abstractThis thesis essays to provide a perspective on dance in urban context, appropriating conceptual tools of Gilles Deleuze and Félix Guattari. Using cartography as a methodological reference and the dialogue with urban tryouts, we seek to describe the predictabilities and possibilities city offers. Belo Horizonte, which has served as a research reference, is described from its historical, political and artistic inscriptions. The research, however, could be expanded to other cities, since they maintain certain standards that connect them in a kind of conductor thread. The research moves from a deep theoretical view to urban tryouts, conceiving desire as an impulse to production of public life. By cartography, it was found that artistic proposals wished as urban interventions give other quality to the space, transforming it. Through involvement with dance tryouts on urban space it was also possible to develop a dramaturgy entitled Corpopaisagem. It is a dance practice that seeks to relate body and urban landscapes, in a composition that happens in the action instant. Corpopaisagem is thought as an improvisation exercise that offers other aesthetic possibilities to occupy urban space, from a body seen as a device.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação procura fornecer uma perspectiva sobre a dança inserida no contexto urbano, apropriando-se das ferramentas conceituais de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Utilizando a cartografia como referencial metodológico, busca-se, através de diálogos com experimentações urbanas, descrever as previsibilidades e possibilidades que a cidade oferece. A cidade de Belo Horizonte serviu como um plano-piloto da pesquisa, sendo descrita a partir de suas inscrições históricas, políticas e artísticas. Frisa-se, porém, que a pesquisa pode ser ampliada para outras cidades, uma vez que estas mantêm determinados padrões que as conectam, em uma espécie de fio condutor. A pesquisa transita entre o aprofundamento teórico e as experimentações urbanas, concebendo o desejo como impulso para o processo de produção de vida pública. Constatou-se que as proposições artísticas que se desejam como intervenções urbanas conferem outra qualidade ao espaço, transformando-o. Pelo envolvimento com as experimentações de dança, no espaço urbano, foi possível o desenvolvimento de uma dramaturgia, intitulada Corpopaisagem. Trata-se de uma prática de dança que busca relacionar corpo e paisagens urbanas, em uma composição que acontece no instante da ação. O Corpopaisagem se dá enquanto exercício de improvisação, oferecendo outras possibilidades estéticas de ocupação do espaço urbano, a partir de um corpo visto como dispositivo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectperformancept_BR
dc.subjectCorpopaisagempt_BR
dc.subjectpaisagens urbanaspt_BR
dc.subject.otherExpressão corporalpt_BR
dc.subject.otherPerformance (Arte)pt_BR
dc.subject.otherDançapt_BR
dc.subject.otherArtespt_BR
dc.subject.otherPaisagem Urbana Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subject.otherCriação (Literária, artística, etc)pt_BR
dc.titleCorpopaisagem: dança e experimentações urbanaspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
corpopaisagem___dan_a_e_experimenta__es_urbanas_ed.pdf13.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.