Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-953P9W
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Luiz Antonio Cruz Souzapt_BR
dc.contributor.referee1Isolda Maria de Castro Mendespt_BR
dc.contributor.referee2Yacy Ara Froner Goncalvespt_BR
dc.contributor.referee3Magno Moraes Mellopt_BR
dc.contributor.referee4Antonio Fernando Batista dos Santospt_BR
dc.creatorCarla Mabel Santos Paulapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T18:39:13Z-
dc.date.available2019-08-10T18:39:13Z-
dc.date.issued2011-08-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/JSSS-953P9W-
dc.description.abstractThe cities of Chapada do Norte and Minas Novas are located in Middle Jequitinhonha, north of Minas Gerais, a region which has been the focus of several researches mainly related to the immaterial culture and ceramic production, for its richness and peculiarities of its customs and traditions. A little is known about the art produced in this region through the 18th century, many works were lost, and most of them in an awful conservation state, with many layers of repainting. Between the years of 2006 and 2010, there was made a work of restoration of the artistic elements of two chapels build by the first half of the 18th century: the chapel of Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos in Chapada do Norte and of São Gonçalo in Minas Novas. It is about paintings on wood which constitute altars and ceiling, and, which after the removal from its layers of paintings it was possible to evaluate its importance to the history of colonial art in the 18th century in Minas Gerais. The characteristics and resemblances of the paintings from the two chapel in question were analyzed as well as its possible relations and influences from European art, highlighting the cultural and social characteristics from Jequitinhonha Valley, with the objective of also proving the hypothesis that an only artist had acted in these two cities in the first decades of the 18th century. Therefore, a multidisciplinary method was adopted, which surrounds technical, scientific, historical and stylistic studies, aiming the understanding of the samples chosen within its various aspects.pt_BR
dc.description.resumoAs cidades de Chapada do Norte e Minas Novas estão situadas no Médio Jequitinhonha, norte de Minas Gerais, região que tem sido foco de várias pesquisas principalmente ligadas à cultura imaterial e à produção de cerâmica, pela riqueza e peculiaridades de seus costumes e tradições. Sabe-se ainda muito pouco sobre a arte produzida nessa região durante o século XVIII, muitas obras foram perdidas, e a maioria em péssimo estado de conservação, com várias camadas de repintura. Nos anos entre 2006 a 2010, realizamos o trabalho de restauração dos elementos artísticos de duas capelas construídas na primeira metade do século XVIII: a capela de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos em Chapada do Norte e, de São Gonçalo em Minas Novas. Trata-se de pinturas sobre madeira que compõem altares e forros, e, que após a remoção de camadas de repintura foi possível avaliar sua importância para a história da arte colonial no século XVIII em Minas Gerais. Analisamos as características e semelhanças das pinturas das duas capelas em questão e as prováveis relações e influências da arte européia ressaltando as características culturais e sociais da região do Vale do Jequitinhonha, com o objetivo também de comprovar a hipótese de que um mesmo artista teria atuado nessas duas cidades nas primeiras décadas do século XVIII. Para tanto adotamos uma metodologia interdisciplinar, que envolve estudos técnicos, científicos, históricos e estilísticos, visando o entendimento dos exemplares escolhidos em seus vários aspectos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJequitinhonhapt_BR
dc.subjectpinturapt_BR
dc.subjectconservaçãopt_BR
dc.subjectmadeirapt_BR
dc.subjectartept_BR
dc.subject.otherArtept_BR
dc.titleA arte do Vale do Jequitinhonha no século XVIII: estudo das pinturas sobre madeira da Capela de São Gonçalo (Minas Novas MG) e Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (Chapada do Norte MG)pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
carla_mabel_santos_paula___disserta__o.pdf10.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.