Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-95ZFAF
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carlos Henrique Rezende Falcipt_BR
dc.contributor.referee1Eduardo Antonio de Jesuspt_BR
dc.contributor.referee2Francisco Carlos de Carvalho Marinhopt_BR
dc.creatorKoji Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T17:25:06Z-
dc.date.available2019-08-12T17:25:06Z-
dc.date.issued2012-08-03pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/JSSS-95ZFAF-
dc.description.abstractThe commodification of art has generated a dissident movement who has been using art as a tool for social change. One of the most prominent ways to discuss art as a commodity is using artistic processes to promote the urban space appropriation and the autonomy. Beyond the simple aesthetic public insertion in an art piece, thisdissertation aims to understand what are the possibilities and limits of the collective creation through artistic processes into people's lived experience. The hacker culture here is suggested as a fundamental part and it's an inspiration for the opening for empowerment on space. These discussions were developed under the light of two practical works, both exposed to the public. The first deals with the do-it-yourself hacker's ethics and about virtuality. The second elaborates about questions related to the urban space and the space empowerment. The objective is both analyze some possibilities, and document openly the creation process and the work publishing.pt_BR
dc.description.resumoA comodificação da arte gera um movimento que, na contramão dessa tendência, vem utilizando a arte como ferramenta de transformação social. Uma das mais proeminentes formas de questionar a arte como mercadoria é utilizar de mecanismos artísticos para fomentar a apropriação do espaço urbano e a autonomia. Um pouco além da mera participação do público na obra, este trabalho procura entender quais são as possibilidades de criação coletiva através de processos artísticos na experiência vivida pelas pessoas. A cultura hacker aqui ésugerida como peça fundamental e é uma inspiração para essa abertura ao empoderamento do espaço. Essas discussões foram desenvolvidas à luz de dois trabalhos práticos desenvolvidos, ambos expostos ao público. Um que lida com a lógica hacker do faça-você-mesmo e da virtualidade e o outro discute as questõesrelativas ao espaço urbano e ao empoderamento do espaço. O objetivo é tanto de analisar algumas possibilidades, quanto de documentar abertamente o processo de criação e divulgação dos trabalhos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura hackerpt_BR
dc.subjectArte e tecnologiapt_BR
dc.subjectEspaço públicopt_BR
dc.subject.otherArte e sociedadept_BR
dc.subject.otherArte e tecnologiapt_BR
dc.subject.otherHackerpt_BR
dc.subject.otherIntervenções urbanaspt_BR
dc.titleRelações entre a cultura hacker e a intervenção urbanapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_final.pdf65.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
disserta__o_final.pdf65.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.