Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9GFHGX
Type: Tese de Doutorado
Title: Sendo como se fosse: as danças dramáticas na ação docente do ator-professor
Authors: Maria de Lourdes Macena de Souza
First Advisor: Lucia Gouvea Pimentel
First Referee: Monica Medeiros Ribeiro
Second Referee: Fernando Antonio Mencarelli
Third Referee: Ana Cristina Carvalho Pereira
metadata.dc.contributor.referee4: Raimundo Oswald Cavalcante Barroso
Abstract: Esta Tese apresenta um estudo sobre a forma do fazer das danças dramáticas, com o objetivo de verificar de que maneira essas formas espetaculares podem ser melhor utilizadas como prática educativa pelo ator-ensinante. Sendo como se fosse é uma expressão utilizada pelos mestres da tradição sobre a orientação que é dada ao brincante para representar determinado personagem nas danças em foco, onde eles destacam que cada um precisa representar da forma mais fiel aquilo que se deseja fazer de conta que é, ou que se é. A necessidade de ampliar o conhecimento sobre as possibilidades de abordagens pedagógicas das danças dramáticas e o uso delas como disciplinas e/ou atividades em cursos de formação de professores justificaram esta investigação. A pesquisa qualitativa, o método indutivo, os estudos exploratórios bibliográficos, a pesquisa documental e a pesquisa em campo, com registro sonoro e imagético, nortearam o percurso metodológico. A fundamentação teórica baseou-se em estudos sobre trilhas culturais no campo da tradição, ritos espetaculares, memória, drama e dramático, educação e práxis libertadora, ensino em arte com práticas educativas interterritorias e de enfoque etnocenológico sobre espetacularidade e teatralidade em danças dramáticas. O trabalho dialoga com os saberes específicos do Boi Paz no Mundo, do município de Sobral, do Pastoril de D. Mariinha da Ló da praia de Paracuru e do Boi Ceará, do Mestre Zé Pio, em Fortaleza, e também com outras experiências da autora no campo dos saberes tradicionais, além de dialogar com sujeitos inerentes ao campo da formação docente em artes, mais especificamente na área do teatro.
Abstract: This thesis presents a study on the way of making Dramatic Dances, in order to verify how these spectacular forms can be best used as an educational practice by the actor teacher. Being as it were, it is a term used by the masters of tradition on the direction that is given to the dancers to represent certain dance characters on focus, where they emphasize that each one needs to represent as faithfully as possiblewhat they want to pretend it is, or it is. The need to expand the knowledge about the possibilities of pedagogical approaches with dramatic dances and use these as subjects and/or activities in courses of teacher formation justified this research. The qualitative research, inductive method, exploratory bibliographic studies, documentary research, field research to record sound and imagery guided the methodological path. The theoretical framework was based on studies on the trails inthe field of cultural traditions, spectacular rites, memory, drama and dramatic, educational and liberating praxis, teaching art with educational practices and interterritorias etnocenólógico focus on spectacle and theatricality in dramatic dances. The work dialogues with specific knowledge of Boi Paz no Mundo in the city of Sobral, Pastoril of D. Maririnhada Lo in Paracuru Beach and Boi Ceará of Master Zé Pio inFortaleza, all municipalities in Ceará (Brazil), and also with other author'sexperiences in the field of traditional knowledge, and it engages with subjects related to the field of teacher education in the arts specifically in theater area.
Subject: Danças folclóricas
Teatro
Danças folclóricas Estudo e ensino
Dança Brasil
Arte Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9GFHGX
Issue Date: 4-Feb-2014
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sendo_como_se_fosse_tese_lourdes_macena.pdf25.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.