Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8T9RP7
Type: Tese de Doutorado
Title: Escrita acadêmica e avaliação: o uso de reforços e atenuadores em artigos científicos publicados em inglês por pesquisadores brasileiros
Authors: Monica Soares de Araujo Guimaraes
First Advisor: Adriana Silvina Pagano
First Referee: Vera Lúcia Santiago de Araújo
Second Referee: Daisy Rodrigues do Vale
Third Referee: Sueli Maria Coelho
metadata.dc.contributor.referee4: Celia Maria Magalhaes
Abstract: Estudos sobre recursos modalizadores como os atenuadores/evasivas (hedges) e reforcos (boosters) mostram a sua relevancia para a escrita academica. Esta tese investiga a utilizacao, por parte de pesquisadores afiliados a centros nacionais de pesquisa, o uso de reforcos e de evasivas em seus artigos academicos publicados em ingles e os compara a textos publicados por pesquisadores afiliados a centros internacionais de pesquisa que publicam seus textos em ingles. Para tanto, com base em Swales (1993, 1996, 2000), Hyland (1996 a, 1996b, 2000, 2004), Salager-Meyer (1994), analisamos dois subcorpora compostos por trinta (30) artigos publicados por cada grupode pesquisadores. As realizacoes lexico-gramaticais dos reforcos e das evasivas enfocadas foram selecionadas de uma lista compilada por Hyland (2000). Estas realizacoes foram identificadas nas secoes retoricas que compoem os artigos academicos e categorizadas em verbos lexicais, verbos modais, adverbios, adjetivos e substantivos. Os reforcos e as evasivas foram classificados seguindo a proposta deSalager-Meyer (1994) como escudos ou como aproximadores. Nossa investigacao indica que os pesquisadores de ambos os subcorpora utilizam reforcos e evasivas em seus textos; entretanto, os pesquisadores afiliados a centros internacionais de pesquisautilizam mais esses recursos que os pesquisadores afiliados a centros nacionais de pesquisa. Quanto a analise da estrutura superficial, ou seja, a analise dos itens lexicogramaticais nas sentencas, ao computar os dados conjuntamente nos dois subcorpora, temos as mesmas classes utilizadas em ambos. Percebemos que ao analisar as classes como evasivas os pesquisadores dos dois subcorpora tambem usaram os mesmos recursos. Entretanto, as classes utilizadas pelos pesquisadores em ambos os subcorpora foram diferentes quanto ao uso dos reforcos. Os reforcos e as evasivas apresentam afuncao de escudos e/ou aproximadores (cf. Salager-Meyer, 1994) em ambos os subcorpora. Concluimos que as escolhas de uso dos reforcos e das evasivas estao relacionadas ao proposito comunicativo de cada uma das secoes retoricas dos artigos, entretanto, os pesquisadores brasileiros afiliados a centros nacionais de pesquisa tendem a utilizar este recurso de forma divergente no que diz respeito as secoes dos artigos de pesquisa, uma vez que a literatura aponta a secao dos Materiais e Metodos com poucas evasivas e nos dois subcorpora este dado e divergente.
Abstract: Studies on modality items as hedges and boosters show its relevance to the academic writing. This study investigates the use by researchers affiliated to national research centers, the presence of boosters and hedges in their academic research papers, published in English, and compares it to texts published by researchers affiliated tointernational research centers that publish their papers in English, as well. Based on Swales (1993, 1996, 2000), Hyland (1996a, 1996b, 2000, 2004), Salager-Meyer (1994), we analyzed two subcorpora consisting of thirty articles published by each research group. The lexicogrammatical features of boosters and hedges were selected from a listcompiled by Hyland (2000), which had been identified in the sections that make up the rhetorical articles and categorized into lexical verbs, modal verbs, adverbs, adjectives and nouns. Boosters and hedges were further classified according to Salager-Meyer (1994) as shields and/or as approximators. Our investigation indicates that the researchers in both subcorpora use boosters and hedges in their writings; however,researchers affiliated to international research centers tend to use these features more frequently than researchers affiliated to national research centers. The analysis of the surface structure, as we computed the data in the two subcorpora together, shows that we had the same lexicogrammatical classes used in both. We notice that when theclasses were analyzed as hedges, the researchers of both subcorpora use the same lexicogrammatical classes. However, the classes used by researchers in both subcorpora were different when boosters were analyzed. Boosters and the hedges were used as shields and/or approximators (see Salager-Meyer, 1994) in both subcorpora. Weconclude that the choices of using boosters and hedges are related to the communicative purpose of each of the rhetorical sections of the articles. Researchers affiliated to national research centers tend to use these features in different ways especially regarding to research article sections, as the researched literature indicates the sectionsof Materials and Methods show low use of hedges and both subcorpora present divergent data.
Subject: Artigos ciêntíficos
Lingüística
Comunicação escrita Estudo e ensino
Redação acadêmica
Língua inglesa Estudo e ensino (Superior) Falantes estrangeiros
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8T9RP7
Issue Date: 9-Dec-2009
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
159d.pdf791.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.