Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-9ARPF7
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dc.contributor.advisor1Emilia Mendes Lopespt_BR
dc.contributor.referee1Helcira Maria Rodrigues de Limapt_BR
dc.contributor.referee2Melliandro Mendes Galinaript_BR
dc.creatorFernanda Silva Chavespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T22:23:37Z-
dc.date.available2019-08-09T22:23:37Z-
dc.date.issued2013-03-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-9ARPF7-
dc.description.abstractLa finalité de cette dissertation est analyser la construction simultanée de limage de soi et de lautre à partir de la situation proposée par le documentaire-jeu Rue Double Sens (2004), du cinéaste de Minas Gerais Cao Guimarães. On constitue aussi comme nos objectifs:analyser les ethé construits à partir des discours verbo-íconiques de la renvoyée production à la recherche de vérifier quelles constructions ethotiques sont les plus fréquentes et/ou dissonantes parmi les six participants du documentaire; identifier les imaginairessociodiscursifs lequels ont été convoqués à chaque construction ethotique ainsi que leur rôle dans la construction des ethé et, enfin, discuter des possibles chemins à des futures recherchesà propos des discours de limage em mouvement, dans le cinéma documentaire/factuel dans lAnalyse du Discours. On établira basé dans notre méthodologie, lapplication des catégories danalyse prévues dans la Grille dAnalyse dImages en Mouvement proposée par Mendes(2012). En plus, on recouvra ici les réfléxions sur les notions telles que: ethos, des imaginaires sociodiscursifs, pathemies parmi dautres; en plus danalyse de limage cinétique.À travers nos analyses on conclue que les ethé projetés par les participants sont directement liés aux relations de divergence et concordance qui postule Mendes (2011b), spécifiquement,aux effets dempathie, sympathie et antipathie entre les sujets. À la fois, quil y a une intentionnalité dans la forme comme le récit filmique a été construite via un récit basé dansune tension dramatique progressive qui arrive au point culminant de la production. Cette recherche offre comme contibution pour lAnalyse du Discours des nouvelles formes decomprehénsion et application de la notion dethos; la réflexion sur une nouvelle approche théorique de la notion; une nouvelle proposition de méthodologie et les possibilités denquête, surtout, des images en mouvement, en plus de lapplication de concepts fondateursde lAnalyse du Discours dans un objet lié à une nouvelle forme de culture audiovisuelle devant laquelle lAD, sûrement, commence à se confronter.pt_BR
dc.description.resumoA finalidade desta dissertação é analisar a construção simultânea da imagem de si e do outro a partir da situação proposta pelo documentário-jogo Rua de Mão Dupla (2004), do cineasta mineiro Cao Guimarães. Constituem também nossos objetivos: analisar os ethéconstruídos a partir dos discursos verbo-icônicos da referida produção na busca de verificar quais construções etóticas são recorrentes e/ou dissonantes entre os seis participantes do documentário; identificar os imaginários sociodiscursivos que foram convocados em cadaconstrução etótica bem como o seu papel na construção dos ethé e, por fim, discutir possíveis caminhos para futuras pesquisas acerca dos discursos da imagem em movimento, no cinema documental/factual na Análise do Discurso. Estabeleceremos como base da nossametodologia a aplicação das categorias de análise previstas na Grade de Análise de Imagens em Movimento, proposta por Mendes (2012). Além do mais, abarcaremos aqui as reflexões sobre noções como: ethos, imaginários sociodiscursivos, patemias, entre outras; além daanálise da imagem cinética. Através das nossas análises, concluímos que os ethé projetados pelos participantes estão diretamente relacionados às relações de discórdia e concórdia que postula Mendes (2011b), especificamente, aos efeitos de empatia, simpatia e antipatia entre os sujeitos. Ao mesmo tempo, concluímos que há uma intencionalidade na forma como a narrativa fílmica foi construída por meio de uma narrativa baseada em uma tensão dramáticaprogressiva, que culmina no clímax da produção. Como contribuição para a Análise do Discurso, esta pesquisa oferece novas formas de entendimento e aplicação da noção de ethos; a reflexão acerca de uma nova abordagem teórica relacionada à noção; uma nova proposta demetodologia e as possibilidades de investigação, sobretudo, das imagens em movimento, além da aplicação de conceitos fundadores da Análise do Discurso em um objeto ligado a uma nova forma de cultura audiovisual, frente a qual a AD, certamente, começa a se confrontar.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEthépt_BR
dc.subjectJogos etóticospt_BR
dc.subjectRua de mão duplapt_BR
dc.subject.otherEstratégias discursivaspt_BR
dc.subject.otherNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherAutopercepçãopt_BR
dc.subject.otherGuimarães, Cao, 1965- Rua de mão duplapt_BR
dc.subject.otherSemióticapt_BR
dc.subject.otherDocumentário (Cinema)pt_BR
dc.subject.otherEnunciaçãopt_BR
dc.subject.otherEthospt_BR
dc.titleJogos etóticos e jogos documentais: a construção dos ethé no documentário Rua de Mão Duplapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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