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http://hdl.handle.net/1843/LETR-AX8NJ6
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | A Study of English L2 Users Processing Inflectional Morphemes andtheir Working Memory Capacity |
Autor(es): | Bruna Rodrigues Fontoura |
Primeiro Orientador: | Ricardo Augusto de Souza |
Primeiro membro da banca : | Marisa Mendonca Carneiro |
Segundo membro da banca: | Natalia Carolina Alencar de Resende |
Resumo: | A morfologia flexional apresenta muitos desafios para aprendizes de inglês como segunda língua (L2), já que esses indivíduos enfrentam problemas no processamento. Alguns pesquisadores, tais como Jiang (2004b, 2007) e Carneiro (2011), investigaram como aprendizes de inglês como L2 processam a morfologia flexional. Eles encontraram evidências que mostram que os aprendizes de L2 não eram sensíveis à violações de morfemas flexionais. Além disso, McDonald (2006) declara que o processamento de L2 é difícil devido a alguns fatores, entre os quais a capacidade de memória de trabalho desempenha um papelsignificante. Com base nisso, este estudo busca investigar se a capacidade de memória de trabalho influencia a habilidade de processamento de aprendizes de inglês como L2 no que concerne aos morfemas flexionais da língua inglesa: terceira pessoa singular (-s) e verbos regulares passados (-ed). Para tanto, os participantes realizaram três experimentos pessoalmente e um teste de proficiência online. Em primeiro lugar, dois experimentos off-line no formato de tarefas de julgamento de aceitabilidade, uma com restrição temporal e outra com carga de memória de trabalho ambas contendo frases gramaticais e agramaticais , e uma tarefa de 2-back, na qual letras similares deveriam ser selecionadas de uma lista, foram realizados pelos participantes. O software PsychoPy foi usado para apresentar os estímulos, e registrar o tempo de reação e a performance dos participantes. A proficiência foi medida com o Vocabulary Levels Test (VLT). Os participantes consistiram em um grupo de brasileirosfalantes nativos de português e de inglês como L2 que foram divididos em alto e baixo nível de proficiência. Nas tarefas de julgamento de aceitabilidade, o tempo de reação e a classificação feita pelo grupo de alta proficiência foram comparadas ao seu desempenho em frases gramaticais e agramaticais, e o mesmo foi feito para o grupo de baixa proficiência. O tempo de reação e o desempenho dos participantes de alta proficiência foram comparados aos dos participantes de baixa proficiência na tarefa de 2-back. No que diz respeito às tarefas dejulgamento de aceitabilidade, os resultados indicam que a restrição temporal e a carga de memória de trabalho não ofereceram um ônus ao processamento de morfemas flexionais sob investigação. Isso sugere que a memória de trabalho não influencia o processamento morfológico. Além disso, quando o desempenho dos participantes de alta e baixa proficiência foi comparado na tarefa de 2-back, não houve significância estatística, o que indica que o nível de proficiência não afetou a capacidade de memória de trabalho. Os resultados obtidossão discutidos com a Morfologia Relacional proposta por Jackendoff & Audring (2016). |
Abstract: | Inflectional morphology poses many challenges for second language (L2) learners of English, as these individuals face problems in processing. Some researchers, such as Jiang (2004b, 2007) and Carneiro (2011), have investigated how L2 English learners process inflectional morphology. They have found evidence showing that L2 learners were not sensitive to violations of inflectional morphemes. In addition, McDonald (2006) claims that L2 processing dificulty is related to some factors among which working memory capacity plays a significant role. Based on that, this study aims to investigate if working memory capacity influences English L2 learners processing ability of the English inflectional morphemes: third person singular (s) agreement, and past regular verbs (ed). In order to do so, participants were expected to conduct three experiments in person and a proficiency test online. First, two off-line experiments in the format of acceptability judgment tasks, one with a time constraint and another with a memory load both containing grammatical and ungrammatical sentences , and a 2-back task, in which similar letters had to be selected from a list, were carried out byparticipants. The software PsychoPy was used to present the stimuli, and record the reaction time and performance of participants. Proficiency was measured with the Vocabulary Levels Test (VLT). Participants comprised a group of Brazilians native speakers of Portuguese and English as an L2 that were divided into high and low proficiency. In the acceptabilityjudgment tasks, the reaction time and score ranking of the high proficient group were compared concerning their performance on grammatical and ungrammatical sentences and the same was done for the low proficient group. The reaction time and performance of high proficient participants were compared to the low proficient participants in the 2-back task. Inwhat concerns the acceptability judgment tasks, the results indicate that the time constraint and working memory load did not offer an onus to processing of the inflectional morphemes under investigation. This suggests that working memory does not influence morphologicalprocessing. Moreover, when the performance of the high and low proficient participants was compared in the 2-back task, there was no statistical significance, which indicates that level of proficiency does not affect working memory capacity. The results obtained are discussedunder the Relational Morphology proposed by Jackendoff & Audring (2016). |
Assunto: | Língua inglesa Estudo e ensino Falantes de português Brasil Aquisição da segunda linguagem Língua inglesa Morfologia Língua inglesa Flexão |
Idioma: | Inglês |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-AX8NJ6 |
Data do documento: | 16-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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