Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AY5PNN
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Escuta afetada de uma partitura sonoro-literária em Pascal Quignard
Autor(es): Ana Cristina Santos Alvarenga
Primeiro Orientador: Marcia Maria Valle Arbex
Primeiro membro da banca : Lucia Castello Branco
Segundo membro da banca: Ram Avraham Mandil
Terceiro membro da banca: Rosângela Pereira de Tugny
Quarto membro da banca: Verónica Galíndez
Resumo: Esta tese busca investigar, na obra literária de Pascal Quignard, o diálogo com a música. Em que medida sua poética se nutre e dialoga com as elaborações do autor em torno da música? Como é tecida, de modo mais amplo, uma reflexão sobre o processo de criação artística? Parte-se da hipótese de que Pascal Quignard, conhecedor dos fundamentos da música barroca e apaixonado por essa estética, reelabora em sua obra concepções típicas do período barroco, para, por um lado, tecer uma crítica ao poder e, por outro, criar uma estética própria, que mistura elementos barrocos que lhe são caros, bem como elementos desprezados no período barroco. O que chamo de Barroco-próprio-a-Quignard é o resultado dessa criação que privilegia o resto, o resíduo, o esquecido, e considera o afeto sob outro prisma, o da escuta. Após uma apresentação inicial dos principais temas e conceitos que serão estudados principalmente nos textos La Leçon de musique, Tous les matins du monde, Boutès, Le Nom sur le bout de la langue, mas também em La Haine de la musique e Vie secrète, aborda-se a relação entre a mue e a música, em seguida discute-se a noção de cena originária e de sua relação com a música, para se extrair dessas análises uma concepção de música nessa via de um Barroco-próprio-a-Quignard.
Abstract: Cette thèse se propose détudier, dans loeuvre littéraire de Pascal Quignard, le dialogue avec la musique. Dans quelle mesure sa poétique se nourrit des élaborations de lauteur autour de la musique ? Comment est construite, dun point de vue plus large, une réflexion sur le processus de la création artistique ? Nous partons de lhypothèse que Pascal Quignard, connaisseur des fondements de la musique baroque et passionné par son esthétique, reprend dans son oeuvre des conceptions typiques de la période baroque pour, dune part, entreprendre une critique du pouvoir, et, dautre part, créer une esthétique propre, qui mélange des éléments du baroque qui lui sont chers avec dautres méprisés par cette période. Ce que nous nommons Baroque-propre-à-Quignard est le résultat de cette création qui privilégie le reste, le résidus, loublié, et comprend laffection sous un autre prisme, celui de louïe. Après une présentation des principaux thèmes et concepts qui seront étudiés, en particulier dans les textes La Leçon de musique, Tous les matins du monde, Boutès, Le Nom sur le bout de la langue, mais aussi dans La Haine de la musique et Vie secrète, nous examinons la relation entre la mue et la musique ainsi que les notions de scène originaire et sa relation avec la musique pour en extraire une conception de musique daprès le Baroque-propre-à-Quignard.
Assunto: Quignard, Pascal, 1948- Crítica e interpretação
Literatura e música
Barroco na literatura
Ficção francesa História e crítica
Criação (Literária, artística, etc)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AY5PNN
Data do documento: 29-Set-2017
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