Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BDYKYS
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Antonio Barreto Hildebrando | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Iris Maria da Costa Amâncio | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Iris Maria da Costa Amâncio | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fernando Antonio Mencarelli | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Vanicleia Silva Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | José Luiz Ligiéro Coelho | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Tania Celestino de Macêdo | pt_BR |
dc.creator | Christian Fernando dos Santos Moura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T11:01:55Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T11:01:55Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-30 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BDYKYS | - |
dc.description.abstract | As events and facts Angolas historical past appear portrayed in three pieces of contemporary Angolan theater? What this picture offer in terms of cultural identity? As these parts operate production and transmission incorporating practices of the Angolan historical past and other contexts? How the characters, conflicts and historical themes are handled by this theater? In short what are the theoretical and identity contributions offered by the relationships made between the Angolan theater, history and cultural exchanges? Through these questions, this study aims to analyze, compare and understand the functioning of the historical theme of drama in three performances of different Angolan groups today, namely: O Cego e o Paralítico (2013), of the Elinga-Teatro, A Órfã do Rei (2013), of the Grupo Teatral Henrique Artes and As Formigas (2014), artist residency project Fundação Sindika Dokolo, with the ultimate aim to investigate tense runs and aesthetic-discursive expressions of intercultural metateatralidade analytical-functional theoretical operator for us conceptualized and adopted, which relates to procedures and dramaturgical resources, mainly the metalinguistic strategically used by these groups in the process of building their respective dramaturgy, which enable the establishment of intercultural dialogue between multiple sources and historical versions in their artistic and literary appropriation of the past in other cultures, in order to facilitate the reader's access / viewer to Angolan voices and knowledge of the cultural history of his people by means of cultural difference. | pt_BR |
dc.description.resumo | Como acontecimentos e fatos do passado histórico de Angola aparecem retratados em três peças do teatro contemporâneo angolano? O que esse retrato oferta em termos de identidade cultural? Como essas peças operam a produção e a transmissão de práticas de incorporação sobre o passado histórico angolano e outros contextos? De que maneira as personagens, os conflitos e as temáticas históricas são tratadas por esse teatro? Em síntese, quais são as contribuições teóricas e identitárias oferecidas pelas relações feitas entre a o teatro angolano, a história e as trocas culturais? Por meio desses questionamentos, este estudo tem como objetivo principal analisar, comparar e compreender o funcionamento da dramaturgia de temática histórica em três espetáculos de diferentes grupos angolanos da atualidade, a saber: O Cego e o Paralítico (2013), do Elinga-Teatro, A Órfã do Rei (2013), do Grupo Teatral Henrique Artes, e As Formigas (2014), projeto de residência artística da Fundação Sindika Dokolo, com a finalidade última de investigar os tensos funcionamentos e expressões estético-discursivas da metateatralidade intercultural, operador teórico analítico-funcional conceituado e adotado nesta pesquisa, o qual diz respeito aos procedimentos e recursos dramatúrgicos, principalmente, os metalinguísticos, utilizados estrategicamente por esses grupos, no processo de construção de suas respectivas dramaturgias, as quais possibilitam o estabelecimento de diálogos interculturais entre as múltiplas fontes e versões históricas em suas apropriações artísticas e literárias do passado noutras dramaturgias e culturas, a fim de viabilizar o acesso do pesquisador/espectador às vozes angolanas e ao conhecimento da história cultural do seu povo pela via da diferença cultural. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Teatro angolano | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Metalinguagem e metateatralidade | pt_BR |
dc.subject.other | Metalinguagem | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro | pt_BR |
dc.subject.other | Estudos interculturais | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro angolano | pt_BR |
dc.subject.other | Representação teatral | pt_BR |
dc.title | A metateatralidade intercultural: história, teatro e interculturalidade no teatro angolano contemporâneo: O cego e o paralítico, A órfã do rei e As formigas (2013-2014) | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
archivos asociados a este elemento:
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.