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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Sobre ruas e pessoas: uma análise espacial dos bairros Ibituruna e Major Prates de Montes Claros - MG
Authors: Mariana Fernandes Teixeira
First Advisor: Renato Cesar Ferreira de Souza
First Referee: Fernanda Borges de Moraes
Second Referee: Roseli Gomes de Andrade
Abstract: A mobilidade ativa, referente aos deslocamentos de pessoas utilizando sua própria força, tem permeado discussões em diferentes contextos, em função da forma direta como está inserida na dinâmica das cidades. Estas, por sua vez, refletem uma série de conflitos e desigualdades que foram potencializadas pelos modelos de urbanização predominantes no Brasil. Nesse sentido, os modos de locomoção ativa, sobretudo a caminhada, capazes de beneficiar a qualidade do espaço urbano com relação à saúde, à segurança, percepção, dentre outros aspectos, tem sido negligenciados por aqueles que planejam e administram as cidades. Uma análise sobre a mobilidade de pedestres demanda compreender as relações entre atributos ambientais e o comportamento de caminhar. Nas cidades de porte médio, observa-se uma lacuna nos dados disponíveis e nos estudos sobre os modos de locomoção ativos. Assim, o objetivo dessa pesquisa é analisar a influência do uso do solo, da densidade demográfica e da conectividade das vias, por integração e escolha, nos deslocamentos a pé, em dois bairros na cidade de Montes Claros - Ibituruna e Major Prates. Para isso, foi necessária uma etapa de pesquisa bibliográfica e documental, uma etapa de elaboração de mapas referentes à análise espacial dos bairros (zoneamento e densidade demográfica), uma etapa de elaboração dos mapas axiais, como dados primários, e a etapa final de observação direta em campo. Concluiu-se que o bairro Ibituruna apresenta quarteirões longos e vias, ora orgânicas, ora ortogonais, porém menos conectadas, oferecendo menos opções de rotas, o que resulta em uma mobilidade mais difícil para os pedestres, com exceção de algumas vias, mais próximas ao trecho comercial do bairro. Paralelamente, conclui-se que o bairro Major Prates, tendo os quarteirões mais ortogonais, mais curtos e mais conectados, oferece uma mobilidade maior aos pedestres, com mais opções de rota e, pela diversidade de usos, mais atrativos de movimento ao longo das vias. Por fim, verificou-se que os atributos adotados como parâmetros, nos dois bairros, estão diretamente ligados ao movimento de pedestres e veículos. Embora a análise não tenha considerado todos os possíveis fatores que influenciam na escolha pela caminhada, os referidos critérios facilitam a compreensão da mobilidade nas áreas de estudo e permitem estabelecer índices para comparálas. Com isso, abrem-se possibilidades de utilização das ferramentas junto ao planejamento municipal, bem como a extensão do método a outros municípios
Abstract: The active mobility, referring to the movements of people using their own force, has permeated discussions in different contexts, due to the direct form as it is inserted in the dynamics of the cities. These, in turn, reflect a series of conflicts and inequalities that have been potentialized by the predominant models of urbanization in Brazil. In this sense, the modes of active locomotion, especially walking, capable of benefiting the quality of urban space in relation to health, safety, perception, among other aspects, have been neglected by those who plan and manage cities. An analysis of pedestrian mobility demands understanding the relationships between environmental attributes and walking behavior. In mid-sized cities, there is a gap in available data and studies on active locomotion modes. Thus, the objective of this research is to analyze the influence of land use, population density and connectivity of the roads, by integration and choice, in walking activity in two districts in the city of Montes Claros - Ibituruna and Major Prates. For this, it was necessary a bibliographic and documentary research stage, a stage of elaboration of maps referring to the spatial analysis of the neighborhoods (zoning and population density), a stage of elaboration of the axial maps, as primary data, and the final stage of observation field. It was concluded that the Ibituruna neighborhood has long blocks and roads, sometimes organic, sometimes orthogonal, but less connected, offering fewer route options, which results in a more difficult mobility for pedestrians, except for some roads, commercial section of the neighborhood. At the same time, it is concluded that Major Prates neighborhood, with more orthogonal blocks, shorter and more connected, offers greater mobility to pedestrians, with more route options and, due to the diversity of uses, more attractive movement along the roads. Finally, it was verified that the attributes adopted as parameters in the two neighborhoods are directly linked to the movement of pedestrians and vehicles. Although the analysis did not consider all the possible factors that influence walking choice, these criteria facilitate the understanding of mobility in the study areas and allow indexes to be compared. This opens up possibilities for the use of tools with municipal planning, as well as the extension of the method to other municipalities
Subject: Espaço (Arquitetura)
Locomoção humana
Pedestres
Montes Claros (MG)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AX9TG3
Issue Date: 19-Feb-2018
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