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dc.contributor.advisor1Ralfo Edmundo da Silva Matospt_BR
dc.contributor.referee1David Jose Ahouagi V de Magalhaespt_BR
dc.contributor.referee2Heloisa Soares de Moura Costapt_BR
dc.contributor.referee3Marly Nogueirapt_BR
dc.contributor.referee4Antônio Nélson Rodrigues da Silvapt_BR
dc.contributor.referee5Cláudio Antônio Gonçalves Eglerpt_BR
dc.creatorLeandro Cardosopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T12:33:15Z-
dc.date.available2019-08-10T12:33:15Z-
dc.date.issued2007-10-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MPBB-7A2N6A-
dc.description.resumoAs grandes cidades dos países em desenvolvimento apresentam, em geral, condições inadequadas de deslocamento de pessoas e mercadorias. Somadas às precariedades dos transportes públicos coletivos e aos elevados índices de acidentes de trânsito, têm sido agravados os problemas referentes a congestionamentos, poluição e queda na qualidade de vida urbana, fatores que impactam negativamente a vida das pessoas e as diversas atividades sociais e econômicas, indispensáveis à manutenção da dinâmica urbana. Tendo em conta que na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a exemplo de diversas outras metrópoles brasileiras, verifica-se a reprodução de precariedades na provisão de acessibilidade, comprometendo os processos inclusão social e desenvolvimento, o que reflete a (in)capacidade de intervenção do Poder Público frente ao processo de urbanização, a tese defendida é a de que, na RMBH, as variações na renda dos habitantes e os processos de (re)organização espacial, principalmente no tocante à difusão espacial de empregos, interferiram de modo mais efetivo nas condições de acessibilidade urbana do que políticas públicas de transporte que tenham sido adotadas nos últimos anos. O presente trabalho tem por objetivo investigar e comparar as condições de acessibilidade ao local de trabalho nos 34 municípios compontente da RMBH, utilizando-se dos dados das Pesquisas Domiciliares de Origem e Destino (OD) de 1992 e 2001, as quais fornecem informações diversas para cada um dos municípios em análise, como por exemplo, aspectos socioeconômicos e demográficos relativos ao indivíduo e ao domicílio de moradia, o tempo gasto entre a moradia e o local de trabalho, o modode transporte utilizado, entre outros. Tais informações permitem verificar o peso da renda e dos padrões de uso e ocupação do solo na evolução das condições de acessibilidade da população metropolitana no período 1992/2001. Uma análise mais detida dos resultados mostrará a necessidade de intensificar o processo de reorganização do espaço metropolitano (via descentralização espacial de atividades geradoras de emprego) e ao planejamento e investimento nos sistemas de transporte urbano de menor impacto à rede viária, propiciando aos órgãos gestores uma maior compreensão acerca das características, demandas e problemas referentes à acessibilidade intrametropolitana, o que poderá favorecer o processo de desenvolvimento e inserção de populações e espaços urbanos dispersos no contexto socioeconômico da RMBHpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectmobilidadept_BR
dc.subjectacessibilidadept_BR
dc.subjectdescentralização espacialpt_BR
dc.subjecttransporte públicopt_BR
dc.subjectdesigualdade socialpt_BR
dc.subjectexclusão socialpt_BR
dc.subject.otherDesigualdade social Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)pt_BR
dc.subject.otherTransporte urbano Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)pt_BR
dc.subject.otherBelo Horizonte (MG)pt_BR
dc.titleTransporte público, acessibilidade urbana e desigualdades socioespaciais na Região Metropolitana de Belo Horizontept_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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