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http://hdl.handle.net/1843/MPBB-7A2N6A
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Ralfo Edmundo da Silva Matos | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | David Jose Ahouagi V de Magalhaes | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Heloisa Soares de Moura Costa | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Marly Nogueira | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Antônio Nélson Rodrigues da Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Cláudio Antônio Gonçalves Egler | pt_BR |
dc.creator | Leandro Cardoso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T12:33:15Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T12:33:15Z | - |
dc.date.issued | 2007-10-31 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/MPBB-7A2N6A | - |
dc.description.resumo | As grandes cidades dos países em desenvolvimento apresentam, em geral, condições inadequadas de deslocamento de pessoas e mercadorias. Somadas às precariedades dos transportes públicos coletivos e aos elevados índices de acidentes de trânsito, têm sido agravados os problemas referentes a congestionamentos, poluição e queda na qualidade de vida urbana, fatores que impactam negativamente a vida das pessoas e as diversas atividades sociais e econômicas, indispensáveis à manutenção da dinâmica urbana. Tendo em conta que na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a exemplo de diversas outras metrópoles brasileiras, verifica-se a reprodução de precariedades na provisão de acessibilidade, comprometendo os processos inclusão social e desenvolvimento, o que reflete a (in)capacidade de intervenção do Poder Público frente ao processo de urbanização, a tese defendida é a de que, na RMBH, as variações na renda dos habitantes e os processos de (re)organização espacial, principalmente no tocante à difusão espacial de empregos, interferiram de modo mais efetivo nas condições de acessibilidade urbana do que políticas públicas de transporte que tenham sido adotadas nos últimos anos. O presente trabalho tem por objetivo investigar e comparar as condições de acessibilidade ao local de trabalho nos 34 municípios compontente da RMBH, utilizando-se dos dados das Pesquisas Domiciliares de Origem e Destino (OD) de 1992 e 2001, as quais fornecem informações diversas para cada um dos municípios em análise, como por exemplo, aspectos socioeconômicos e demográficos relativos ao indivíduo e ao domicílio de moradia, o tempo gasto entre a moradia e o local de trabalho, o modode transporte utilizado, entre outros. Tais informações permitem verificar o peso da renda e dos padrões de uso e ocupação do solo na evolução das condições de acessibilidade da população metropolitana no período 1992/2001. Uma análise mais detida dos resultados mostrará a necessidade de intensificar o processo de reorganização do espaço metropolitano (via descentralização espacial de atividades geradoras de emprego) e ao planejamento e investimento nos sistemas de transporte urbano de menor impacto à rede viária, propiciando aos órgãos gestores uma maior compreensão acerca das características, demandas e problemas referentes à acessibilidade intrametropolitana, o que poderá favorecer o processo de desenvolvimento e inserção de populações e espaços urbanos dispersos no contexto socioeconômico da RMBH | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | mobilidade | pt_BR |
dc.subject | acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | descentralização espacial | pt_BR |
dc.subject | transporte público | pt_BR |
dc.subject | desigualdade social | pt_BR |
dc.subject | exclusão social | pt_BR |
dc.subject.other | Desigualdade social Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG) | pt_BR |
dc.subject.other | Transporte urbano Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG) | pt_BR |
dc.subject.other | Belo Horizonte (MG) | pt_BR |
dc.title | Transporte público, acessibilidade urbana e desigualdades socioespaciais na Região Metropolitana de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
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