Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/ODON-A3HMR9
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Análise histológica da resposta pulpar dos caninos de gambás Didelphis albiventris ao MTA (Agregado Trióxido Mineral) após pulpotomia
Autor(es): Luciana Maia da Silva
primer Tutor: Maria Ilma de Souza Côrtes
primer Co-tutor: Jose Bento Alves
primer miembro del tribunal : Carlos Estrela
Segundo miembro del tribunal: Maria de Lourdes Andrade Massara
Resumen: O objetivo deste trabalho foi avaliar de forma descritiva a resposta histológica pulpar dos caninos de gambás da espécie Didelphis albiventris ao MTA (Agregado Trióxido Mineral) de duas marcas comerciais: MTA Ângelus® (Odontológica do Brasil) e ProRoot® MTA (Dentsply Tulsa Dental, Oklahoma-USA). Foram capturados cinco gambás machos, de tamanho médio na Estação Ecológica da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), sob autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e aprovação do CETEA (Comitê de Ética em Experimentação Animal). Destes animais, 14 dentes caninos foram selecionados para o experimento, sendo divididos em quatro grupos: o grupo 1 constituído por cinco caninos superiores esquerdos, que foram preenchidos com MTA Ângelus® (Odontológica do Brasil); o grupo 2, constituído por cinco canino superiores direitos preenchidos com ProRoot® MTA (Dentsply Tulsa Dental, Oklahoma-USA,); o grupo 3 representado como controle positivo, constituído por dois caninos inferiores direitos preenchidos com HC.PA® - Hidróxido de Cálcio Pro-análise (Lenza Farm Ltda BH, MG); e o grupo 4 constituído por dois caninos inferiores esquerdos representando o controle negativo, nos quais não foi realizado qualquer tratamento. Após o período de observação de 60 dias, os animais foram sacrificados por overdose de anestésico, sendo as peças contendo os caninos, processadas para análise histológica de ML (Microscopia de Luz). Os cortes de 7 m de espessura foram corados com HE (Hematoxilina-eosina). Os resultados, após avaliação histológica, demonstraram uma reação de reparo pulpar semelhante para os dois materiais experimentais, que foi caracterizada pela formação de ponte de tecido mineralizado, não tubular, tipo osteóide, contendo ilhas de tecido pulpar e inclusões de células, semelhantes a osteócitos. O tecido pulpar remanescente apresentava características de normalidade, com leve infiltrado inflamatório. Estes resultados sugeriram que o MTA, de ambas as marcas comerciais foi capaz de induzir o reparo do tecido pulpar após o seu emprego em pulpotomia nos caninos do D.albiventris. No grupo controle positivo, nos dois dentes onde se utilizou o HC observou-se a mesma resposta histólogica descrita para os grupos experimentais.
Asunto: Materiais biocompatíveis
Pulpotomia
Hidróxido de cálcio
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ODON-A3HMR9
Fecha del documento: 26-feb-2004
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o___luciana_maia.pdf2.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.