Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ODON-B7FHUN
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Consumo de bebidas alcoólicas em binge por adolescentes e fatores associados: um estudo exploratório
Authors: Mariana Oliveira Guimaraes
First Advisor: Patricia Maria Pereira de Araujo Zarzar
First Co-advisor: Raquel Conceicao Ferreira
First Referee: Efigenia Ferreira e Ferreira
Second Referee: Viviane Colares Soares de Andrade Amorim
Abstract: O objetivo deste estudo foi avaliar a frequência do consumo de bebidas alcoólicas em binge por adolescentes e sua associação com o consumo de energéticos, consumo em binge por pais e melhor amigo, condições socioeconômicas, religiosidade e capital social. Trata-se de um estudo exploratório realizado entre em Belo Horizonte, MG, Brasil, com uma amostra de adolescentes matriculados do 5º ao 7º ano em sete escolas públicas. Formulário contendo questões socioeconômicas foi enviado aos responsáveis. Os estudantes preencheram o teste para identificação de problemas relacionados ao uso do álcool (AUDIT-C), questionário Capital Social para Adolescentes (QCS-AE), questões sobre o consumo de energéticos e de bebidas alcoólicas pelos pais e pelo melhor amigo. Foram realizadas analise descritiva, teste Qui-quadrado, teste Exato de Fisher e regressão logística univariada e multivariada (p<0,05; IC 95%). Dos 226 participantes, 53,1% eram do sexo feminino e 55,8% tinham entre 12-16 anos. A frequência do consumo em binge no último mês foi de 12,8% e do consumo de energéticos de 23,9%. Adolescentes que consumiram energéticos no último mês (OR:3,475; 95% IC: 1,351-8,937; p=0,010), e cujas mães consumiram álcool em binge (OR:3,315; 95% IC:1,318-8,338; p=0,011) apresentaram maior probabilidade de consumo do álcool em binge. O capital social e a religiosidade não foram associados ao consumo do álcool em binge dos adolescentes. Concluiu-se que o consumo de bebidas alcoólicas em binge pelos adolescentes esteve associado ao consumo de energéticos e ao consumo em binge pela mãe.
Abstract: The aim of this study was to evaluate the frequency of binge drinking by adolescents and its association with energy drinks, binge drinking by parents and best friend, socioeconomic conditions, religiosity and social capital. This is an exploratory study conducted in Belo Horizonte, MG, Brazil, with a sample of adolescents enrolled in grades 5 to 7 in seven public schools. Questions about socioeconomic conditions were sent to the parents. The students completed the test to identify problems related to alcohol use (AUDIT-C), Social Capital for Adolescents questionnaire (QCSAE), questions about energy drinks and binge drinking by parents and best friend. Descriptive analysis, Chi-square test, Fisher's exact test and univariate and multivariate logistic regression (p <0.05, 95% CI) were performed. Of the 22participants, 53.1% were female and 55.8% were 12-16 years old. The frequency of binge drinking in the last month was 12.8% and energy drinks was 23.9%. Adolescents who consumed energy drinks in the last month (OR: 3.475, 95% CI: 1.351-8.937, p = 0.010), and whose mothers drunken (OR: 3.315; 95% CI: 1.3188.338; p = 0.011) showed greater alcohol consumption . Social capital and religiosity were not associated with alcohol consumption between the adolescents. The conclusion was that the binge drinking by the adolescents was associated with the consumption of energy drinks and mothers binge drinking.
Subject: Estudos epidemiológicos
Classe social
Bebidas energéticas
Consumo de bebidas alcoólicas
Adolescentes
Bebedeira
Inquéritos e questionários
Capital social
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ODON-B7FHUN
Issue Date: 9-Jul-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_mariana_biblioteca_imprimir.pdf3.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.