Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/RMSA-AJTNWW
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Aderlande Pereira Ferrazpt_BR
dc.contributor.referee1Evandro Silva Martinspt_BR
dc.contributor.referee2Maria Candida Trindade Costa de Seabrapt_BR
dc.creatorRaquel Moreira Rezendept_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T09:29:23Z-
dc.date.available2019-08-12T09:29:23Z-
dc.date.issued2015-04-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/RMSA-AJTNWW-
dc.description.abstractSchool dictionaries are important didactic instruments used for teaching and learninglanguages, both native and foreign. They offer systemized information on the lexicon, its usesand meanings, as well as grammar linguistics and discursive aspects of lexical units.Moreover, they contribute to literacy, the development of reading and writing skills, andlanguages historical studies. Because of globalization, there was a greater evolution ofsciences and techniques in all fields of knowledge, and, due to that, there was an increase inuse of technical terms in language in general. So, the terminologies began to circulate in manycommunicative contexts, and they were, naturally, registered in general language dictionaries.Students began to get in touch with scientific knowledge in subjects like Math, History,Geography and Science, and they needed to understand many terms. Considering theseaspects, the main goal of this work is to show how school dictionary can contribute toteaching of technical and scientific terms, and expand the specialized vocabulary ofstudents/counselors. The motivation for this research is the lack of investigation concerningschool dictionaries, mainly in regard to its extending its use to other school subjects. Themethodology will be based on the selection of technical and scientific terms taken fromcollections of didactic books approved in the PNLD 2014, Vontade de saber matemática,Para viver juntos: história, ensino fundamental; Projeto Araribá: geografia e Projeto Teláris,related to the subjects Math, History, Geography and Science, respectively. Next, we analyzedthe treatment of the terms regarding definitions and entries. To do so, we used the Brasiliandictionaries approved in the PNLD-Dicionários (2012), Aurélio Júnior: dicionário escolar dalíngua portuguesa (2011); Caldas Aulete - minidicionário contemporâneo da línguaportuguesa (2009). Finally, we proposed activities which go beyond the didactic book, usingthe available dictionaries, which will make possible to perform, with junior high students ,activities in the classroom which explore technical and scientific terms from the fields ofMath, History, Geography, and Science.pt_BR
dc.description.resumoOs dicionários escolares são importantes instrumentos didáticos utilizados para o ensino e aprendizagem de línguas, tanto materna como estrangeira. Eles oferecem informações sistematizadas sobre o léxico, seus usos e sentidos, assim como sobre os aspectos gramaticais, linguísticos e discursivos das unidades lexicais. Além disso, contribuem para a alfabetização, para o desenvolvimento da competência de leitura e produção textual, e estudos históricos sobre a língua. Com a globalização, a evolução das ciências e das técnicas em todas as áreas do conhecimento ocorreu uma maior utilização dos termos técnico-científicos na linguagem geral. Assim, as terminologias passaram a circular em diversos contextos comunicativos, sendo também registradas nos dicionários gerais de língua. Através das disciplinas de Matemática, História, Geografia e Ciências, os alunos começam a ter contato com os conhecimentos científicos e necessitam compreender vários termos. Considerando esses aspectos, o objetivo central deste trabalho é mostrar como o dicionário escolar pode contribuir para o ensino dos termos técnico-científicos e para ampliação lexical dosestudantes/consulentes no que se refere ao vocabulário especializado. A justificativa deste trabalho de pesquisa está na carência de investigações a respeito dos dicionários escolares,principalmente no que se refere ao seu uso ampliado para as outras disciplinas do currículo escolar. A partir da metodologia de trabalho baseada na seleção de termos técnico-científicos retirados de coleções de livros didáticos, aprovados no PNLD 2014, Vontade de saber matemática, Para viver juntos: história, ensino fundamental; Projeto Araribá: geografia e Projeto Teláris, das disciplinas de matemática, história, geografia e ciências, respectivamente. Em seguida, analisamos o tratamento dos termos no que tange às definições e rubricas. Para tanto, foram utilizados os dicionários brasileiros aprovados no PNLD-Dicionários (2012), Aurélio Júnior: dicionário escolar da língua portuguesa, de 2011; Caldas Aulete - minidicionário contemporâneo da língua portuguesa, de 2009. Enfim, propomos atividades que vão além de um livro didático, com o uso dos dicionários já disponíveis e em circulação, que possibilitarão realizar, com alunos do Ensino Fundamental, trabalhos em sala de aula, explorando os termos técnico-científicos das áreas de Matemática, História, Geografia e Ciências.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectdicionários escolarespt_BR
dc.subjectensino de língua portuguesapt_BR
dc.subjecttermos técnico-científicospt_BR
dc.subject.otherLinguística aplicada Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa Terminologiapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa Lexicologiapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa Dicionáriospt_BR
dc.subject.otherProdução de textospt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensinopt_BR
dc.titleOs dicionários escolares brasileiros no ensino do léxico: análise do registro dos termos técnicos- científicospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o___raquel_rezende.pdf11.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.