Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/SAGF-7E5NCC
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Plasmodium vivax: efeito de antígenos recombinantes candidatos à vacina (AMA-1 e MSP1-19) na resposta imune inata.
Autor(es): Lilian Lacerda Bueno
Primeiro Orientador: Erika Martins Braga
Primeiro membro da banca : Luis Carlos Crocco Afonso
Segundo membro da banca: Oscar Bruna Romero
Resumo: A malária é uma das principais causas de morbidade e mortalidade nas áreas tropicais e subtropicais do mundo. Uma vez que a disseminação da malária tende a aumentar, uma vacina efetiva contra essa doença parasitária é necessária. Dois principais candidatos à vacina contra a fase eritrocítica do parasito são o antígeno 1 de membrana apical (AMA-1) e o fragmento de 19 kDa da proteína de superfície de merozoíto (MSP-119). A maioria dos estudos clínicos utilizando esses antígenos apresenta maior enfoque na identificação de proteínas que desencadeiam uma resposta protetora do que necessariamente no entendimento de seus mecanismos efetores. Além disso, devido a natureza do processo de imunização, os estudos sobre a resposta imune de candidatos à vacina são voltados principalmente para a imunidade adaptativa. Neste estudo investigamos o efeito dos candidatos a vacina Pv-AMA-1 e Pv-MSP-119 na resposta imune de doadores nunca expostos à infecção por malária. Células dendríticas derivadas de monócitos, maturadas na presença de Pv-AMA-1, apresentaram alteração de fenótipo celular, como evidenciado pelo aumento da expressão de CD80 e CD64 e redução da expressão de CD11c, CD86 e CD40. Além disso, Pv-AMA-1 induziu um aumento da produção de MIP-1/CCL3 e queda nos níveis de TARC/CCL17 tanto em células dendríticas quanto em células mononucleares do sangue periférico (PBMCs). Finalmente, uma resposta pró-inflamatória significativa foi observada em culturas de PBMCs estimuladas por Pv-AMA-1. Esses resultados sugerem que o antígeno recombinante Pv-AMA-1 pode atuar diretamente na resposta imune inata contribuindo para a eliminação do parasito.
Assunto: Plasmodium vivax
Resposta imune
Parasitologia
Quimiocinas
Proteínas recombinantes
Citocinas
Células dendríticas
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/SAGF-7E5NCC
Data do documento: 15-Fev-2008
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_lilian_lacerda_bueno.pdf2.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.