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Type: Tese de Doutorado
Title: Modelagem matemática do resfriamento de tubos em leito contínuo
Authors: Jose Leoncio Fonseca de Souza
First Advisor: Marcio Ziviani
First Referee: CRISTIANA BRASIL MAIA
Second Referee: Marcio Fonte Boa Cortez
Third Referee: Ricardo Junqueira Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Roberto Marcio de Andrade
Abstract: Este trabalho apresenta um modelo numérico para o resfriamento de tubos ao longo de um leito de resfriamento usando a técnica de volumes finitos. O modelo numérico proposto considera os gradientes de temperatura nas direções axial, radial e angular do tubo. Diversos fatores de forma de radiação e coeficientes convectivos são utilizados para a obtenção das condições de contorno do problema. O modelo matemático deste trabalho foi validado utilizando resultadosexperimentais. Os experimentos foram realizados no galpão de tratamento térmico da Usina Barreiro da V & M Tubes, em Belo Horizonte, no qual foram obtidas as temperaturas de um tubo em diversas posições ao longo do seu comprimento. O modelo foi utilizado para determinar a variação dos gradientes de temperatura em relação às coordenadas radial, angular e axial, variando as dimensões do tubo, a velocidade angular do tubo e a velocidade do ar devido aosventiladores.
Abstract: This work presents a numeric model for the cooling of tubes along a bed of resfriament using the finite volume method. The proposed numeric model considers the gradients of temperature in theaxial, radial and angular directions of the tube. Several radiation configuration factors and convective heat transfer are used for the obtaining of the boundary conditions of the problem. The mathematical model of this work was validated using the experimental results. Theexperiments were accomplished at the hangar of thermal treatment of the Vallourec & Mannesmann Tubes, in Belo Horizonte, in which the temperatures of a tube were obtained in several positions along it length. The developed mathematical model was used to determine thevariation of the temperature profile in relation to the coordinates radial, angular and axial and of those directions in relation to the velocity of the air.
Subject: Calor Transmissão
Engenharia mecânica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/SBPS-7A3MUX
Issue Date: 25-Apr-2007
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