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http://hdl.handle.net/1843/SBPS-7A3MUX
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Modelagem matemática do resfriamento de tubos em leito contínuo |
Autor(es): | Jose Leoncio Fonseca de Souza |
primer Tutor: | Marcio Ziviani |
primer miembro del tribunal : | CRISTIANA BRASIL MAIA |
Segundo miembro del tribunal: | Marcio Fonte Boa Cortez |
Tercer miembro del tribunal: | Ricardo Junqueira Silva |
Cuarto miembro del tribunal: | Roberto Marcio de Andrade |
Resumen: | Este trabalho apresenta um modelo numérico para o resfriamento de tubos ao longo de um leito de resfriamento usando a técnica de volumes finitos. O modelo numérico proposto considera os gradientes de temperatura nas direções axial, radial e angular do tubo. Diversos fatores de forma de radiação e coeficientes convectivos são utilizados para a obtenção das condições de contorno do problema. O modelo matemático deste trabalho foi validado utilizando resultadosexperimentais. Os experimentos foram realizados no galpão de tratamento térmico da Usina Barreiro da V & M Tubes, em Belo Horizonte, no qual foram obtidas as temperaturas de um tubo em diversas posições ao longo do seu comprimento. O modelo foi utilizado para determinar a variação dos gradientes de temperatura em relação às coordenadas radial, angular e axial, variando as dimensões do tubo, a velocidade angular do tubo e a velocidade do ar devido aosventiladores. |
Abstract: | This work presents a numeric model for the cooling of tubes along a bed of resfriament using the finite volume method. The proposed numeric model considers the gradients of temperature in theaxial, radial and angular directions of the tube. Several radiation configuration factors and convective heat transfer are used for the obtaining of the boundary conditions of the problem. The mathematical model of this work was validated using the experimental results. Theexperiments were accomplished at the hangar of thermal treatment of the Vallourec & Mannesmann Tubes, in Belo Horizonte, in which the temperatures of a tube were obtained in several positions along it length. The developed mathematical model was used to determine thevariation of the temperature profile in relation to the coordinates radial, angular and axial and of those directions in relation to the velocity of the air. |
Asunto: | Calor Transmissão Engenharia mecânica |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/SBPS-7A3MUX |
Fecha del documento: | 25-abr-2007 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
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