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http://hdl.handle.net/1843/SLSS-7ZLEGC
Type: | Tese de Doutorado |
Title: | Uma abordagem baseada na web para resolução de entidades e criação de aquivos de autoridade |
Authors: | Denilson Alves Pereira |
First Advisor: | Berthier Ribeiro de Araujo Neto |
First Co-advisor: | Nivio Ziviani |
First Referee: | Carlos Alberto Heuser |
Second Referee: | Edleno Silva de Moura |
Third Referee: | Marco Antonio Casanova |
metadata.dc.contributor.referee4: | Alberto Henrique Frade Laender |
Abstract: | Repositórios de dados na Web normalmente contêm referências para milhares de entidades do mundo real, originadas de múltiplas fontes. Não é incomum que múltiplas entidades compartilhem um mesmo rótulo (homônimos) e que variações distintas de rótulos sejam associadas a uma mesma entidade (sinônimos), o que frequentemente conduz a interpretações ambíguas. E ainda, variações e erros de grafias, siglas e formas abreviadas contribuem para tornar o problema ainda mais difícil. Resolver este problema requer identificar quais rótulos correspondem a uma mesma entidade do mundo real, um processo conhecido com resolução de entidades. Uma abordagem para resolver o problema é selecionar um identificador de autoridade para cada entidade, bem como uma lista das suas formas variantes --- uma estrutura de dados conhecida como arquivo de autoridade. Neste trabalho, nós propomos um novo método de gerar arquivos de autoridade baseado em informações disponíveis na Web. O método consiste em coletar informações sobre as referências a entidades, submetê-las como consultas a uma máquina de busca, analisar o conjunto resultado e extrair informações para desambiguar as referências a entidades. Experimentos sobre três bases de dados distintas sugerem que nosso método supera métodos de referência, alcançando ganhos de até 125% na métrica pairwise F1. |
Abstract: | The design of haptic interfaces to simulate virtual or real environments is a challenging problem in haptics. The interactions among the human operator, the mechanism, sensors, actuators, the physic-based simulation, and the evaluation of the overall system bring interesting questions and important practical concerns. This work presents a contribution for the design, implementation and evaluation of haptic interfaces. Based on the mechanical information from a haptic device and the proposed methodology, we are able to build a haptic interface. The performance of the implemented haptic interface depends on the characteristics of the haptic device, the control system architecture and the control algorithms. The control system architecture must be able to maximize the performance of the haptic interface and the portability of thehaptic device, being able also to compute torque and forces to simulate di®erent stimulus when interacting with real or virtual environments, including friction. Once we get the dynamic information from the robot, characterized by the mechanical structure and its parameters, we are able to implement a haptic interface to achieve the desired performancefor the haptic device or robot. This methodology simplifies the development of new haptic interfaces allowing the use of several types of robots ranging from specialized manipulators to industrial ones. |
Subject: | Computação Recuperação de informação Catalogo de autoridade (Catalogação) Sistemas de recuperação da informação |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/SLSS-7ZLEGC |
Issue Date: | 4-Dec-2009 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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