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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O caminhar faz a trilha: o comportamento de busca da informação sob o enfoque da cognição situada
Autor(es): Ludmila Salomao Venancio
primer Tutor: Monica Erichsen Nassif Borges
primer miembro del tribunal : Ricardo Rodrigues Barbosa
Segundo miembro del tribunal: Renato Rocha Souza
Tercer miembro del tribunal: Juliana do Couto Bemfica
Resumen: No campo da ciência da informação, os estudos de comportamento de busca de informação são, em sua maioria, baseados nas abordagens cognitivas tradicionais. Essas abordagens enfatizam a natureza individual das estruturas cognitivas dos usuários de informação e consideram o comportamento informacional constituído de fases, que o indivíduo experiencia na resolução de uma situação problemática ouvazio cognitivo, cuja transposição é viabilizada pela assimilação de informação. Em oposição a essa visão tradicional, uma perspectiva fundamentada nos princípios da cognição situada possibilita abordar o usuário em suas múltiplas dimensões (individual, social, emocional e lingüística) e compreender a busca de informação como um processo social, experiencial, histórico e contingencial. Adotando essa perspectiva, a presente pesquisa objetivou investigar o comportamento de busca de informação de pessoas responsáveis pela tomada de decisão organizacional. Para realizar esse propósito, em uma primeira etapa da pesquisa, selecionou-se e caracterizou-se uma situação de tomada de decisão inesperada, equívoca e mal definida, dentre as descritas por empresários de quatro empresas de médio porte dacidade de Belo Horizonte. Essa situação constituiu o caso pesquisado. Na segunda etapa da metodologia empregada, realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com os seis executivos que vivenciaram a situação escolhida. A análise dos dados empíricos obtidos mostrou como os comportamentos de busca de informação dos entrevistados, na situação específica, foram influenciados por suas histórias pessoais, pelas interações e relações estabelecidas com outros sujeitos e por suas disposições emocionais. Argumentou-se que a cognição situada possibilita uma abordagem inovadora para o estudo de busca de informação e pode contribuir, de forma significativa, para os estudos de usuários na ciência da informação.
Abstract: In the field of information science, the studies of information seeking are mainly based in the traditional cognitive approaches. These approaches emphasize the individual cognitive frames of the information users and consider the information behavior as constituted of phases which are lived by the individual while resolving problematic situations or cognitive gaps, which are overcome by the assimilation of information. Opposing this traditional view, a perspective grounded on the principlesof situated cognition makes possible to approach the information user in multiple dimensions (individual, social, emotional and linguistic) and understand information seeking as a social, experiential, historic and contingent process. Under this view, this study intended to investigate the information-seeking behavior of persons in charge of organizational decision-making. For achieving this goal, in the first stage of this study, an equivocal, unexpected and ill-defined decision-making situation wasselected and characterized from situations described by managers of medium-seized firms in Belo Horizonte city. This situation was the case study. In the second stage of the methodology employed, semi-structured interviews were made with the six managers who lived the situation. Analysis of the empirical data revealed that the information-seeking behavior of the interviewed executives, in the specific situation, was influenced by their life histories, their emotional dispositions and the relations and interrelations established with other subjects. It was argued that situated cognition is an innovative approach for the study of information-seeking behavior, which contributes, significantly, for the user studies in the field of information science.
Asunto: Ciência da informação
Serviços de informação Estudo de usuários
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VALA-74QKJ7
Fecha del documento: 15-jun-2007
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