Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N5N6E
Type: Monografias de Especialização
Title: Práticas educativas como suporte na prevenção da Síndrome de Burnout em profissionais de enfermagem
Authors: Eva Bessa da Silva Ferraz
First Advisor: Leonardo Tadeu de Andrade
Abstract: mercado de trabalho, os ambientes laborais passam a oferecer estressores constantes, que se perdurarem podem causar doenças físicas e mentais. A síndrome de Burnout é conhecida como uma síndrome característica do ambiente laboral, que surge comoreposta ao estresse ocupacional crônico. O estresse relacionado ao serviço de enfermagem está associado à exposição prolongada e contínua a estressores ambientais, tais como: a carga horária longa, o ambiente hospitalar, desgaste físico e psíquico e tensão emocional. O estudo tem como objetivo investigar e descrever através da revisãointegrativa as práticas educativas que servem como prevenção da síndrome de Burnout e os seus principais fatores e objetiva ainda descrever o risco do desenvolvimento da mesma nesses profissionais de saúde. A educação permanente e continuada é apresentada como prática institucionalizada, com o objetivo de promover mudançainstitucional, fortalecer as ações de equipe, transformar práticas técnicas e sociais, adotando-se uma pedagogia centrada na resolução de problemas. Foram analisados artigos nacionais dentro de uma linha no tempo de 1993 a 2013, selecionando os de interesse ao objeto de pesquisa através da leitura dos seus descritores e ano de publicação. Através deste estudo ficou notória a relação do trabalho do profissional de enfermagem e a síndrome de Burnout que estão intimamente ligados às afecções ocupacionais destes profissionais, podendo ser prevenidas com práticas educativas.
Abstract: The work is an intrinsic part of human life , but with the race for the labor market , labor environments now offer constant stressors that persist can cause physical and mental illness . Burnout syndrome is regarded as a characteristic syndrome of the work environment, which comes as response to chronic occupational stress. The nursing service related stress is associated with prolonged and continuous exposure toenvironmental stressors such as long working hours, the hospital environment, physical and mental wear, emotional tension. The study aims to investigate and describe through integrative review educational practices that serve as prevention of burnout and its main factors and describe the risk of developing these same health professionals. Thepermanent and continuing education is presented as an institutionalized practice, with the aim of promoting institutional change, strengthen the actions of staff, and transform techniques and social practices, adopting a pedagogy focused on solving problems. National articles were analyzed within a time line from 1993 to 2013, selecting those ofinterest to the research object by reading its descriptors and year of publication. Through this study it was evident the relationship of the work of professional nursing and burnout that are closely linked to occupational diseases such professionals and can be prevented with educational practices.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N5N6E
Issue Date: 15-Feb-2014
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
eva_bessa_1_.pdf189.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.