Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P9SDB
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Elania de Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Liliane Cleria Martins | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T03:59:56Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T03:59:56Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P9SDB | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo inserir a lei 10.639/03 nas aulas de geografia através da aplicação de uma atividade de pesquisa sobre a diversidade étnico-cultural das cinco grandes regiões da África, nas turmas do último ano do terceiro ciclo de uma Escola da Rede Municipal de Belo Horizonte . Para análise desse trabalho foram considerados os resultados apresentados pela turma 903 pela maior facilidade dos alunos no trabalho em grupo. Em um primeiro momento, os alunos fizeram a leitura de textos do livro a África está entre nós. Em um segundo momento a turma foi dividida em cinco grupos de pesquisa, cada grupo abordando uma região da África, a saber: África do Norte, África Ocidental, África Oriental, África Central e África Meridional. Foi elaborado um roteiro com quatro perguntas que teve o intuito de fazê-los perceber as contribuições da população africana na produção e construção do espaço geográfico em que vivem, relações entre a sociedade e a natureza e as diversas manifestações culturais africanas, para assim desconstruírem a ideia de África selvagem e sem história. Três grupos conseguiram elaborar uma pesquisa que remetia a abordagem cultural da região da África estudada e os outros dois grupos elaboraram uma pesquisa que abordava os aspectos físicos da África com dificuldades em trazer informações étnico-culturais da região pesquisada. Pode-se perceber que o ensino de geografia tem apresentado problemas de abordagem dos conteúdos devido à prática da maioria dos professores e do enfoque de muitos livros didáticos que conservam a linha tradicional, descritiva e descontextualizada herdada da Geografia Tradicional. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Regiões da África | pt_BR |
dc.subject | Aulas de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Diversidade Étnico-Cultural | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Geografia Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Relações etnicas | pt_BR |
dc.title | O ensino de geografia e o desafio de trabalhar a diversidade Étnico-Cultural Africana | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
o_ensino_de_geografia_e_o_desafio_de_trabalhar_a_diversidade_etnico_cultural__africana.pdf | 483.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.