Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QBN3D
Type: Monografias de Especialização
Title: O curso normal em nível médio: concepções e contribuição para a formação da professora de Educação Infantil
Authors: Giseli Canesso Moreira
First Advisor: Sandro Coelho Costa
Abstract: Este trabalho propõe uma reflexão sobre a formação da professora de Educação infantil em nível médio da rede estadual de Minas Gerais. As questões propostas nessa pesquisa foram motivadas a partir da minha atuação como professora do curso normal em nível médio, da Escola Estadual Odilon Behrens, localizada em Belo Horizonte. O referido curso é realizado após a conclusão do ensino médio regular, divido em três períodos ou módulos que são cursados no período de um ano e seis meses. O curso foi organizado visando atender a duas demandas diferentes, sendo que uma delas foi o de sanar um problema histórico desta etapa da educação básica, que consiste na atuação de professoras sem a formação mínima exigida pela LDB e a outra demanda é atender as pessoas interessadas em habilitar-se para atuar na área. A escolha do tema justifica-se, primeiramente, pela importância da formação inicial e suas implicações na atuação do docente da Educação Infantil e pelo interesse em compreender as razões que levam as pessoas a realizar esta escolha profissional. O objetivo geral da pesquisa foi de analisar as concepções que as alunas do 1º e 3º período do curso normal em nível médio / professora de Educação Infantil possuem sobre a docência, nesta etapa da Educação Básica e como objetivos específicos: 1- Identificar quais os fatores que conduzem as alunas a procurar o curso. 2- Perceber as expectativas que elas possuem em relação á formação. 3- Analisar em que medida as concepções das alunas se aproximam das concepções de professora de Educação Infantil presentes no currículo do curso e nas DCNEI. A metodologia adotada consistiu na aplicação de um Survey, o instrumento utilizado contém 23 questões e foi aplicado em 33 alunas do 1° período (inicio do curso) e 23 alunas do 3° período (final do curso); o estudo mostrou que os ingressantes no curso desconhecem documentos orientadores, legislações que regulam a área e as especificidades que envolvem a docência na Educação Infantil. Já no final do curso identificamos que muitas alunas demonstram que além do conhecimento de documentos e legislações possuem concepções de criança, infância e educação bem próximas do disposto nas DCNEI e no currículo do curso. Para uma qualificação profissional que leve a melhorias na atuação do docente, requer e precisa que os cursos de formação de professores, desenvolvam estratégias de aprendizagem, que propiciem a eles a aquisição das competências consideradas básicas para o exercício da profissão, ou seja, mediante uma ação teórica - prática, fazer imediatamente um articulado com a reflexão e sistematização teórica desse fazer.
Abstract: This work proposes a reflection about the formation of a mean level child education teacher from the statewide network of Minas Gerais. The questions presented in this research were motivated from my performance as a normal class teacher in a mean level, in the State School Odilon Behrens, located in Belo Horizonte. The class mentioned is realized after the regular high school conclusion, divided in three periods or modules that happen in a period of a year and six months. The class was organized aiming up to attend both diferent demands, one to remedy a historical problem in this basic education stage that consists in the performance without the minimum formation required from LDB (Guidelines and Bases Law), and other to help people that are interested in qualifying for work in this field. The themes choice is explained, first, from the importance of initial formation and its implications in the child education teachers performance and from the interest in understanding the reasons that lead people to make this professional choice. The researchs general goal was analizying the conceptions that students from the 1º and 3ºperiod from the normal class in a mean level/ child education teachers have about teaching in this Basic Education stage e as especific goals: 1- Identify which are the factors that lead the student to look for the class; 2- Understand the expectations they have towards the formation; 3- Analyze the extent to which the students conceptions approach the conceptions from the Child Education teachers present in the class curriculum and in the DCNEI (National Child Education Curriculum Guidelines). The methodology adopted consisted on the application of a survey. The instrument used has 23 questions and was applied in 33 students from the 1° period (beginning of the course) and 23 students from the 3° period (end of the course). The studies showed that the freshmen in the course are unaware of leader documents, legislations that regulate the field and the specificities that involve teaching in Child Education. On the other hand, in the end of the course is possible to identify that many students demonstrate not just knowledge of documents and legislations but also conceptions of children, childhood and education that are very close to the conceptions present in the DCNEI and in the courses curriculum. For a professional qualification that leads to improvements on the teachers performance, it is necessary that the course that form teachers develop learning strategies that propitiate the acquirement of skills considered basic for the professions exercise, which means, by a theoretical-practical action, do immediately a union of the reflection and theoretical systematization of this doing.
Subject: Professores de educação pré-escolar Formação
Educação
Educação pre-escolar
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QBN3D
Issue Date: 30-Nov-2013
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_tcc_giseli_2013_.pdf766.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.