Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30035
Type: Dissertação
Title: Os desafios e os efeitos da transferência no trabalho com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto e ameaçados de morte
Authors: Adriana Timóteo de Oliveira
First Advisor: Nádia Laguárdia de Lima
First Referee: Bernardo Micherif Carneiro
Second Referee: Cristiane de Freitas Cunha
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo central apresentar uma reflexão acerca dos desafios e dos efeitos da transferência no trabalho com adolescentes ameaçados de morte em cumprimento das medidas socioeducativas em meio aberto. A questão que motivou esta investigação surgiu do acompanhamento de adolescentes no serviço de medidas socioeducativas no município de Contagem/Minas Gerais. Utilizamos fragmentos de três casos clínicos para localizar a fala do adolescente que aponta para o estabelecimento da transferência, e que possibilitou a análise dos seus efeitos sobre a posição assumida diante do risco de morte. Utilizamos o referencial teórico psicanalítico para fazer a discussão teórica, que gira em torno de três temas principais: (1) adolescência, (2) risco e (3) transferência. A hipótese central do trabalho é a de que a oferta da escuta psicanalítica ao adolescente, nesse contexto institucional, favorece o estabelecimento da transferência, que pode levar à sua implicação subjetiva. A partir da sua implicação no contexto de risco ao qual está inserido, o adolescente tem a chance de fazer a sua escolha, pela vida ou pela morte, e se responsabilizar por ela. O tratamento pela palavra, como efeito da transferência, confere certo tratamento ao gozo, e pode despertar no adolescente o desejo de viver.
Abstract: This dissertation aims to present a reflection on challenges and effects of transference in the work with teenagers threatened with death in compliance with socio-educational measures in the open. The ignition point to the investigation was the follow up to the teenagers in the service to the socio-educational measures in the city of Counting, MG. It was picked excerpts of three clinical cases that turned it possible to identify the point showing the establishment of the transference, and, then, it was analyzed their effects under the teenager assumed position before the threat of death. It was also used the psychoanalytical theoretical framework to make the discussions, circumscribed within three main topics, that is, (1) adolescence, (2) risk and (3) transference. Our main hypothesis was that the psychoanalytical listening to the teenager, in the referred context, benefits the transference establishment, which can lead to its subjective implication. For its turn, from the implication in the risk context the teenager takes the chance to have a choice - for life or for death - and become responsible for it on his own. Their approach by speech as an effect of the transference provides a certain treatment to delight, and so it can awake in the teenager the desire for life.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30035
Issue Date: 21-Feb-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Adriana Timóteo de Oliveira final.pdfAberto1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.