Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30052
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Renato Pinto Venanciopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5140588181933697pt_BR
dc.creatorGláucia Aparecida Vazpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3514849083614884pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-18T13:41:40Z-
dc.date.available2019-09-18T13:41:40Z-
dc.date.issued2019-06-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/30052-
dc.description.resumoEssa tese utiliza do aparato teórico apresentado pelas práticas informacionais, em uma abordagem direcionada pela antropologia semiótica, buscando construir, por meio de uma descrição densa, um quadro comportamental dos usuários de um arquivo público, tomando como objeto de análise pessoas que já utilizaram os serviços do Arquivo Público Mineiro. Os documentos de arquivo nascem, primeiramente, com uma função de registrar as ações do Estado. Pensar sobre uma informação arquivística, segundo Jardim (1999), não é algo tão consolidado, devido ao fato de o objeto da arquivologia ser o arquivo. Nas instituições arquivísticas, o documento é compreendido e tratado pelo mais pelo seu valor histórico do que cultural, o que dificulta por vezes a ampliação do público atendido pelos arquivos públicos, que é composto massivamente por pesquisadores profissionais. A Lei de 7 Messidor, editada no segundo ano da Revolução Francesa, garantiu a todo e qualquer cidadão o acesso aos documentos públicos. Ao mesmo tempo em que conferem à Revolução Francesa a autoria da abertura dos arquivos ao cidadão, afirmam que a lei não foi seguida de imediato pela prática. A invisibilidade dos arquivos públicos diante da sociedade ainda é um cenário complexo a ser mudado. Fica evidente, portanto, que a educação patrimonial leva o indivíduo a um entendimento da memória coletiva e da importância da história e dos símbolos também construídos de forma coletiva. As ações voltadas para o ensino de história buscam despertar no indivíduo competências e habilidades com objetivo de construir uma visão mais crítica em relação a sua própria história, leva o sujeito a aprender a buscar suas próprias respostas e a refletir sobre o que lhe é apresentado, indo além de um modelo educacional puramente fundamentado em livros didáticos. Após a coleta das entrevistas, foi feita a sistematização de cada uma delas, onde foram criadas categorias que possibilitam a elaboração de um quadro comportamental desses usuários, capaz de refletir seu percurso no processo de busca de informação, com base em uma análise sociológica e simbólica, buscando compreender o significado desse processo para o usuário. A análise final buscou apontar as principais dificuldades existentes e como os fatores sociais influenciam os mesmos, visto que o Arquivo, não pode ser considerado como um sistema isolado, mas sim inserido em um macro ambiente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArquivo Público Mineiropt_BR
dc.subjectPráticas informacionais em arquivospt_BR
dc.subjectLetramento Arquivísticopt_BR
dc.subjectInteligência Arquivísticapt_BR
dc.titlePráticas informacionais em arquivos: quadro comportamental e contexto social dos usuários do Arquivo Público Mineiropt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Versão Final.pdf2.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.