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dc.contributor.advisor1Renata Lúcia Magalhães de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2642488704355833pt_BR
dc.contributor.referee1Renata Lúcia Magalhães de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Leise Kelli de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee3Francisco Gildemir Ferreira da Silvapt_BR
dc.creatorJosé Moreira Gonçalvespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3119172537254169pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-18T19:40:32Z-
dc.date.available2019-09-18T19:40:32Z-
dc.date.issued2019-06-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/30058-
dc.description.abstractThe economic development of cities is closely related to the distribution of goods concerning various industrial sectors. However, these activities also generate negative impacts that can be mitigated when the freight flows are acknowledged. Thus, it is important to develop models for freight trips to subsidize city planning. So, in this work, freight generation models for agricultural and road machinery industries were determined and compared conceptually. These models are important for estimating supply flows in this sector and were developed using data from four industries located in Contagem (Minas Gerais), Curitiba (Paraná), Piracicaba and Sorocaba (São Paulo). A systematic review of the literature regarding freight generation models was conducted to better understand the concept and methods used. Information was collected concerning the supply flows in the industrial facilities considered in this work. The data comprised trips performed from January until December 2017, contemplating 24 hours of operation for each observed industry. Statistical analyses of the collected data were then carried out and generalized linear regression models were developed. The models were evaluated regarding their predictive capacity using the leave-one-out cross-validation method and compared qualitatively. Models with better predictive accuracy and balance between simplicity and adjustment were those developed considering the frequency of deliveries as the dependent variable and production, the number of employees allocated to logistics activities and the total built area in each industrial unit as explanatory variables. None of the models that considered the amount of cargo received as a dependent variable presented satisfactory fit.pt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento econômico das cidades está intimamente interligado à distribuição de mercadorias dos diversos setores industriais. Entretanto, essas atividades também geram impactos negativos que podem ser mitigados quando se conhece o comportamento dos fluxos de carga. Para isso, é importante o desenvolvimento de modelos de geração de viagens de carga para subsídio ao planejamento das cidades. Assim, por meio deste trabalho, determinaram-se modelos de atração de entregas e cargas para indústrias de máquinas agrícolas e rodoviárias e compara-os conceitualmente. Esses modelos são importantes para estimar fluxos de abastecimento de insumos nesse setor e foram desenvolvidos por meio de dados de quatro indústrias localizadas em Contagem (Minas Gerais), Curitiba (Paraná), Piracicaba e Sorocaba (São Paulo). Foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre geração de viagens de carga para melhor compreensão do conceito e métodos utilizados. Realizou-se uma coleta de dados secundários com informações sobre o fluxo de veículos para abastecimento de insumos nas indústrias consideradas neste trabalho e o recorte temporal compreendeu os meses entre janeiro e dezembro de 2017, contemplando 24 h de operação para cada indústria observada. Foram então realizadas análises estatísticas dos dados coletados e desenvolvidos modelos de regressão linear generalizada. Os modelos foram avaliados quanto à sua capacidade preditiva utilizando o método de validação cruzada leave-one-out e comparados qualitativamente. Modelos com melhor acurácia preditiva e equilíbrio entre simplicidade e ajuste são aqueles desenvolvidos considerando a frequência de entregas como variável dependente e a produção, o número de funcionários alocados em atividades de logística e a área total construída em cada unidade industrial como variáveis explicativas. Nenhum dos modelos que consideraram a quantidade de carga recebida como variável dependente apresentou ajuste satisfatório.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransporte de cargapt_BR
dc.subjectModelos de geração de viagens de cargapt_BR
dc.subjectIndústria de máquinas agrícolas e rodoviáriaspt_BR
dc.subject.otherTransportespt_BR
dc.subject.otherTransporte de cargaspt_BR
dc.subject.otherMaquinas agrícolas - Indústriapt_BR
dc.subject.otherMáquinas rodoviáriaspt_BR
dc.titleModelos de atração de entregas e cargas para a indústria de máquinas agrícolas e rodoviáriaspt_BR
dc.title.alternativeDelivery and load attraction models for the agricultural and road machinery industrypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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