Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/30090
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cláudia Cardoso Mesquitapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2654410985552835pt_BR
dc.contributor.referee1César Geraldo Guimarãespt_BR
dc.contributor.referee2Roberta Oliveira Veigapt_BR
dc.contributor.referee3Mateus Araújo Silvapt_BR
dc.creatorCícero Pedro Leão de Almeida Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0826186571268091pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-23T14:55:41Z-
dc.date.available2019-09-23T14:55:41Z-
dc.date.issued2019-03-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/30090-
dc.description.abstractThe research investigates the films The golden coach (1952) and Luncheon on the grass (1959), directed by Jean Renoir. We seek to identify how the stylistic and dramaturgical choices of the director configure in these films a stylized artificialism with theatrical references, characteristic of his artistic phase in the 1950s. From the analysis of mise-en-scène and dramaturgy, we investigate how such artificialism results in a playful and incisive perspective on relationships in society. In order to better characterize the critical dimension of the late artificialism of Renoir's work, we present a review of the theatricality in the director's earlier work and we studied debates on the relationship between theater and cinema, both conceptually and formally, particularly important for the first cinema of the century XX, to which Renoir's work is linked. Next, we discuss how the two films of the corpus rescue elements of expressive theatricality to build their worlds and their critical visions.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa investiga os filmes A carruagem de ouro (1952) e Almoço sobre a relva (1959), dirigidos por Jean Renoir. Buscamos identificar como as escolhas estilísticas e dramatúrgicas do diretor configuram, nesses filmes, um artificialismo estilizado, com referências teatrais, característico de sua fase artística nos anos 1950. A partir da análise da mise-en-scène e da dramaturgia, investigamos como tal artificialismo resulta em uma perspectiva lúdica e incisiva sobre as relações na sociedade. Para melhor caracterizar a dimensão crítica do artificialismo tardio da obra de Renoir, apresentamos uma revisão sobre a teatralidade no trabalho anterior do diretor e acionamos debates sobre a relação entre teatro e cinema, nos planos conceitual e formal, particularmente importantes para o cinema da primeira metade do século XX, ao qual a obra de Renoir se vincula. Em seguida, abordamos como os dois filmes do corpus resgatam elementos de uma teatralidade expressiva para construir os seus mundos e as suas visões críticas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJean Renoirpt_BR
dc.subjectCinema francêspt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectArtificialismopt_BR
dc.subjectMise-en-scènept_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subject.otherComunicação - Tesespt_BR
dc.subject.otherRenoir, Jean, 1894-1979pt_BR
dc.subject.otherCinema francês - Tesespt_BR
dc.subject.otherTeatro - Tesespt_BR
dc.titleO artificialismo tardio de Jean Renoir: teatralidade e críticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
O artificialismo tardio de Jean Renoir - Dissertação de Cícero Pedro Leão.pdfAberto19.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.