Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30090
Type: Dissertação
Title: O artificialismo tardio de Jean Renoir: teatralidade e crítica
Authors: Cícero Pedro Leão de Almeida Oliveira
First Advisor: Cláudia Cardoso Mesquita
First Referee: César Geraldo Guimarães
Second Referee: Roberta Oliveira Veiga
Third Referee: Mateus Araújo Silva
Abstract: A pesquisa investiga os filmes A carruagem de ouro (1952) e Almoço sobre a relva (1959), dirigidos por Jean Renoir. Buscamos identificar como as escolhas estilísticas e dramatúrgicas do diretor configuram, nesses filmes, um artificialismo estilizado, com referências teatrais, característico de sua fase artística nos anos 1950. A partir da análise da mise-en-scène e da dramaturgia, investigamos como tal artificialismo resulta em uma perspectiva lúdica e incisiva sobre as relações na sociedade. Para melhor caracterizar a dimensão crítica do artificialismo tardio da obra de Renoir, apresentamos uma revisão sobre a teatralidade no trabalho anterior do diretor e acionamos debates sobre a relação entre teatro e cinema, nos planos conceitual e formal, particularmente importantes para o cinema da primeira metade do século XX, ao qual a obra de Renoir se vincula. Em seguida, abordamos como os dois filmes do corpus resgatam elementos de uma teatralidade expressiva para construir os seus mundos e as suas visões críticas.
Abstract: The research investigates the films The golden coach (1952) and Luncheon on the grass (1959), directed by Jean Renoir. We seek to identify how the stylistic and dramaturgical choices of the director configure in these films a stylized artificialism with theatrical references, characteristic of his artistic phase in the 1950s. From the analysis of mise-en-scène and dramaturgy, we investigate how such artificialism results in a playful and incisive perspective on relationships in society. In order to better characterize the critical dimension of the late artificialism of Renoir's work, we present a review of the theatricality in the director's earlier work and we studied debates on the relationship between theater and cinema, both conceptually and formally, particularly important for the first cinema of the century XX, to which Renoir's work is linked. Next, we discuss how the two films of the corpus rescue elements of expressive theatricality to build their worlds and their critical visions.
Subject: Comunicação - Teses
Renoir, Jean, 1894-1979
Cinema francês - Teses
Teatro - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30090
Issue Date: 28-Mar-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O artificialismo tardio de Jean Renoir - Dissertação de Cícero Pedro Leão.pdfAberto19.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.